Dragões venceram Belenenses SAD por 5-0, com golos de Soares, Marega, Alex Telles, Fábio Vieira e (um golaço) de Luis Díaz. FC Porto está duas vitórias de se sagrar campeão.
Corpo do artigo
O FC Porto está a duas vitórias do título. Num Dragão sem público, mas com muita animação da equipa da casa no relvado, os azuis e brancos golearam o Belenenses SAD por 5-0. Soares abriu o ativo e na segunda parte houve mais quatro golos. Primeiro Marega, depois um penálti de Alex Telles e um livre do menino Fábio Vieira. O momento da noite estava reservado para o fim. Luis Díaz marcou um golo que não merecia ter o estádio vazio.
O FC Porto não queria perder a oportunidade de manter a diferença de seis pontos para o Benfica, que ontem regressou às vitórias na Luz.
Com uma vantagem confortável, os dragões não podiam perder pontos para não deixar de sonhar com a tão desejada reconquista do título nacional.
Sérgio Conceição fez apenas uma alteração no onze inicial. No meio campo, saiu Danilo e entrou Sérgio Oliveira.
Antes do início do encontro, uma contrariedade para a equipa do Belenenses. O guarda-redes suplente André Moreira não subiu ao relvado, tendo ficado na bancada. Não houve qualquer justificação oficial sobre o sucedido.
Nos minutos iniciais, as equipas equilibraram-se a meio campo, mas com mais posse de bola para os azuis e brancos, que, aos 10 minutos, conseguiram testar o guardião Koffi, num remate de Sérgio Oliveira.
Logo a seguir, o Belenenses SAD respondeu e com muito perigo. Jogada pelo lado esquerdo do ataque e, na área, surgiu o cabeceamento ligeiramente ao lado de Edi Semedo. Ficou o aviso.
Os lisboetas ganharam confiança e, no espaço de poucos minutos, incomodaram novamente a baliza de Marchesín. Numa primeira ocasião, num remate de meia distância de André Santos e, noutra, num novo cruzamento onde apenas faltou a finalização.
Mas o primeiro golo do jogo apareceu à meia hora e foi para o FC Porto. Depois dos avisos do Belenenses SAD, a equipa de Petit desconcentrou-se na zona defensiva.
https://www.vsports.pt/embd/59236/m/567800/tsf/4ebf55ea6909161780fbd3400d8b159e?autostart=false
Corona tentou o remate, mas a bola foi cortada para o lado direito do ataque dos dragões, onde apareceu Otávio. O brasileiro levantou a cabeça e colocou a bola no centro da área para Tiquinho Soares cabecear à vontade, sem qualquer oposição. O avançado aproveitou a passividade dos forasteiros, regressando aos golos com a camisola do FC Porto.
O segundo golo apareceu três minutos depois, após uma jogada de insistência de Uribe na área. No entanto, após revisão do lance pelo árbitro da partida Rui Oliveira, o golo foi anulado porque o mexicano toca com o braço na bola.
Na segunda parte, apesar do esforço do Belenenses SAD, o FC Porto tinha mais posse de bola e aproveitava as debilidades defensivas do adversário. O segundo golo apareceu aos 58 minutos por intermédio de Moussa Marega.
https://www.vsports.pt/embd/59240/m/567800/tsf/dbdb910e4c961251b2efda70a0aa77fd?autostart=false
O avançado maliano concluiu com sucesso um passe magistral de Jesús Corona.
A 15 minutos do final, o FC Porto voltou a faturar e a sorrir porque sabia que o título está cada vez mais perto.
Luis Díaz foi carregado em falta na área e o árbitro Rui Oliveira não teve dúvidas em apontar para a marca dos onze metros. O especialista em bolas paradas, Alex Telles, foi chamado para converter uma grande penalidade exemplar. Koffi para o lado, bola para o outro.
https://www.vsports.pt/embd/59244/m/567800/tsf/16733976bd5ca127f6e55c9ba5d5f5aa?autostart=false
Sérgio Conceição gostava do que ocorria no relvado e lançou no encontro vários miúdos formados no Olival. Em contra-ataque o FC Porto só não aumentou a vantagem porque Koffi esticou-se para defender o remate de Fábio Silva.
Mas cheirava a goleada no Dragão e o quarto golo chegou através da arte de um menino. Um outro Fábio. Alex Telles deixou Fábio Vieira converter um livre descaído para o lado direito, mesmo ao jeito do seu pé esquerdo. Com a irreverência da juventude, o remate do extremo português acabou no fundo das redes do Belenenses SAD.
https://www.vsports.pt/embd/59247/m/567800/tsf/d5b6222303f6332e7ba98950782005d1?autostart=false
O Belenenses SAD foi tentar ainda um golo honra, mas quem marcou foi novamente o FC Porto. O melhor golo da noite surgiu nos descontos. Em contra-ataque, Luis Díaz conduziu a bola e, à entrada da área, desferiu um remate indefensável para culminar uma noite de glória no Dragão, com chave de ouro.
https://www.vsports.pt/embd/59249/m/567800/tsf/4d752391f6f7bd3b5df54f669b90aa9e?autostart=false
Onze do FC Porto: Marchesín, Manafá, Pepe, Mbemba, Alex Telles, Uribe, Sérgio Oliveira, Otávio, Corona, Marega e Soares
Onze da Belenenses SAD: Koffi; Nuno Coelho, Ricardo Ferreira e Danny Henriques; Calila, Pina, André Santos e Rúben Lima; Edi Semedo, Keita e Marco Matias.
Suplentes do FC Porto: Diogo Costa, Diogo Leite, Tomás Esteves, Danilo, Fábio Vieira, Vítor Ferreira, Luis Díaz, Aboubakar e Fábio Silva.
Suplentes do Belenenses SAD: André Moreira, Luís Silva, Show, Tiago Esgaio, Phete, Robinho, Chano Boukholda, Dieguinho e Cassierra.