O FC Porto confirmou a passagem à final da Liga Europa, apesar da derrota por 3-2 no terreno do Villarreal, valendo-se da goleada imposta no Dragão por 5-1 na primeira mão das meias-finais da Liga Europa.
Corpo do artigo
O FC Porto confirmou, esta quinta-feira, o apuramento para a final da Liga Europa, muito embora tenha saído do reduto dos espanhóis do Villarreal com uma derrota por 3-2, resultado insuficiente para impedir os portistas de chegarem à sua quinta final europeia.
Depois da goleada por 5-1 no Dragão, o Villarreal tentou contrariar o favoritismo do FC Porto entrando com vontade de marcar, o que viria a conseguir, logo aos 18 minutos, por intermédio de Cani, após uma jogada em que intervieram Rossi e Marco Ruben.
Contudo, com o passar dos minutos, a equipa orientada por André Villas-Boas foi equilibrando a partida e acabou por chegar ao golo do empate, a dez minutos do intervalo, num remate de Hulk, que embateu num defesa espanhol e que traiu o guardião Diego Lopez.
Logo a abrir a segunda metade, o colombiano Falcao colocou o FC Porto na frente do marcador, ao marcar o seu 16º tento da Liga Europa, depois de um excelente passe do seu compatriota Guarin.
Com a eliminatória já decidida, o Villarreal conseguiu apenas dar a volta ao marcador, algo que começou a ser construído na sequência de um golo de Capdevilla, aos 75 minutos, que aproveitou uma desatenção da defensiva portista para marcar.
Cinco minutos depois, os espanhóis concretizaram a reviravolta no marcador, na marcação de grande penalidade apontada por Rossi, a castigar uma falta de Otamendi sobre Marco Ruben.
Sob a arbitragem de Gianluca Rocchi, de Itália, no Estádio El Madrigal, com a assistência de cerca de 20 mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Villarreal: Diego López, Mário Gaspar, Musacchio, Bruno Soriano, Capdevilla, Cani, Matilla (Mubarak, 57), Santi Cazorla (Marchena, 58), Nilmar (Senna, 67), Rossi e Marco Ruben.
Suplentes: Juan Carlos, Oriol, Marchena, Senna, Borja Valero, Cicinho e Mubarak.
FC Porto: Sapunaru, Rolando, Otamendi, Álvaro Pereira, Fernando (Ruben Micael, 61), Guarín, João Moutinho (Souza, 52), Cristian Rodriguez (James Rodriguez, 32), Hulk e Falcao.
Suplentes: Beto, Sereno, Maicon, Sousa, Rubem Micael, Souza, James Rodriguez e Walter.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Falcao (25), Soriano (53), Sapunaru (60), Mubarak (62), Otamendi (79).