O FC Porto ficou-se hoje por um empate (1-1) no reduto do Nacional e só recuperou um ponto ao líder Benfica, que perdeu 2-1 com o Rio Ave, na 26ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.
Corpo do artigo
A formação comandada por Julen Lopetegui adiantou-se no marcador aos 45 minutos, por intermédio do espanhol Cristian Tello, mas, aos 62, o brasileiro Wagner restabeleceu a igualdade, que se manteve até final.
Com este resultado, o FC Porto passou a depender de si próprio para chegar ao título e a somar 62 pontos, contra 65 do Benfica, enquanto o Nacional manteve-se no nono lugar, agora com 33.
Julen Lopetegui, no final do jogo, garantiu que a equipa tentou «ganhar o jogo, qualquer que fosse o resultado do Benfica. Íamos ganhar, após a primeira parte, mas, na segunda, o Nacional marcou. Não conseguimos matar o jogo na clara oportunidade que tivemos em vantagem numérica. O Nacional é uma boa equipa e teve as suas chances. Tivemos ocasiões claras para ganhar, mas também permitimos que eles fizessem algumas transições em contra-ataque».
O treinador do FC Porto sublinhou ainda que agora tem «menos um ponto de desvantagem para o líder e dependemos apenas de nós, o que não acontecia há muitos meses. Faltam muitos jogos. A I Liga é difícil e competitiva. Temos outras frentes, à margem da I Liga, em aberto. Temos de continuar a trabalhar e melhorar em alguns aspetos».
Quanto a Manuel Machado, treinador do Nacional, defendeu que «o empate acaba por traduzir o que aconteceu em campo. 1-0 para o FC Porto ao intervalo com justiça, embora em circunstâncias discutíveis. Ainda assim, o FC Porto teve mais futebol no primeiro tempo, esteve no nosso meio campo e criou os lances mais perigosos».
Equipas iniciais:
NACIONAL: Gottardi, João Aurélio, Rui Correia, Zainadine, Sequeira, Aly Ghazal, Gomaa, Christian, Luís Aurélio, Lucas João e Willyan
FC PORTO: Helton, Danilo, Maicon, Marcano, Alex Sandro, Casemiro, Herrera, Evandro,Tello, Aboubakar, Brahimi