Veja os golos. O capitão portista marcou no minuto 90+10.
Corpo do artigo
Já não é a primeira vez e Marcano voltou a decidir nos minutos finais. O FC Porto venceu este domingo o Farense por 2-1, com o golo da vitória a ser marcado muito perto do final.
O primeiro a marcar foi Toni Martínez, mas Rui Costa empatou ainda no primeiro tempo. O golo da vitória foi marcado por Iván Marcano, já bem para lá do minuto 90.
TSF\audio\2023\08\noticias\20\resumo_fcp
Os dragões partem para o terceiro jogo da época com várias baixas. Pepe, Wendell e Sérgio Conceição estão castigados, Evanilson, Veron e Romário Baró estão lesionados e Alan Varela, o mais recente reforço, ainda não faz parte da ficha de jogo. Mas a maior ausência é Otávio. O internacional português já viajou para a Arábia Saudita, onde irá reforçar o Al Nassr. Numa perspetiva contrária, Nico González estreia-se a titular pela equipa portista.
O primeiro lance com algum perigo da partida começou numa arrancada pela esquerda de Zaidu. O cruzamento do nigeriano saiu com força a mais, mas chegou a João Mário que disparou de pé esquerdo ao lado.
Os dragões ensaiavam lances semelhantes na procura do golo, mas foi com a pressão em cima da saída de bola da equipa algarvia que conseguiu chegar ao golo. Taremi e Galeno conseguiram recuperar a bola em zona subida e o brasileiro serviu Toni Martínez, que, com um remate rasteiro, abriu o marcador no Dragão.
https://tsf.vsports.pt/embd/88637/m/16584/tsf/6a157c875560e66e4412828428f48c39?autostart=false
Aos 25 minutos, o reforço Nico González tentou estrear-se da melhor forma no Estádio do Dragão. Tabelou com Taremi, entrou na área, tirou um adversário do caminho e rematou ao lado da baliza de Ricardo Velho.
O mesmo minuto ficou marcado por uma homenagem a Otávio, que estará prestes a deixar os dragões. Todo o estádio aplaudiu, enquanto a bancada onde se situam os Super Dragões exibiu uma tarja que tinha transcrito "Otávio, imortal por direito".
https://tsf.vsports.pt/embd/88640/m/16584/tsf/fc1e10f3804cfcbfeb218774127c9707?autostart=false
Aos 39 minutos, os dragões tiveram uma dupla oportunidade para voltar a marcar. Primeiro foi Marcano a cabecear para defesa de Ricardo Velho e, na sequência da jogada, Toni Martínez disparou para uma grande intervenção do guardião do Farense.
Três minutos depois, nova grande oportunidade para os dragões. Na sequência de um livre, a bola sobrou para Nico González, que disparou forte, mas ligeiramente por cima.
O final da primeira parte parecia estar a crescer de intensidade. Numa bola parada, a equipa de Faro esteve muito perto de empatar, com um remate de bicicleta de Muscat a acertar na barra.
E o marcador mexeu mesmo. Erro na saída dos dragões a bola foi ter com Rui Costa e o avançado tirou Marcano da jogada e disparou para o fundo da baliza de Diogo Costa.
https://tsf.vsports.pt/embd/88643/m/16584/tsf/970f43f570c4fa5620726e15e12b8689?autostart=false
A partida foi pouco depois para intervalo, com o empate no marcador e com alguns assobios no momento do apito. Os mesmos 22 jogadores regressaram ao relvado para a segunda parte.
O jogo regressou da mesma forma como acabou, com o FC Porto algo errático e o Farense a tentar aproveitar isso. Fabrício Isidoro teve uma boa oportunidade para fazer a reviravolta, mas os dragões responderam com duas grandes oportunidades: primeiro um remate de fora da área de Galeno para uma grande defesa de Ricardo Velho e depois o guarda-redes algarvio a defender um remate dentro da área de Toni Martínez.
Aos 65 minutos, João Mário arrancou da direita para o centro parecia que ia tentar o cruzamento, mas rematou e acertou na trave.
Sérgio Conceição, na bancada, quis mexer com o jogo e tirou Nico González e Zaidu para entradas de Gonçalo Borges e André Franco.
Aos 81 minutos, num canto estranho, a bola sobrou para Galeno à entrada daárea, mas o remate saiu por cima.
Os dragões carregavam e somavam ocasiões de golo. Fran Navarro, dentro da pequena área, acertou em Ricardo Velho, enquanto Toni Martínez cabeceou ligeiramente ao lado.
Aos 100 minutos de jogo, lá surgiu o golo que o FC Porto tanto procurava. Gonçalo Borges subiu pela direita e cruzou para o segundo poste e Marcano, subido no desespero final, cabeceou para o fundo das redes.
https://tsf.vsports.pt/embd/88654/m/16584/tsf/81ed99d7fe9e46c63bb18a503b85a89d?autostart=false
Até ao final, o Farense ainda assustou com um cabeceamento perigoso defendido por Diogo Costa, mas o FC Porto acabaria mesmo por vencer. Assim, os dragões somam seis pontos no campeonato e colam-se a Sporting, Vitória SC e Boavista.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Fábio Cardoso, Marcano, Zaidu, Eustáquio, Nico González, Pepê, Galeno, Taremi e Toni Martínez.
Onze do Farense: Ricardo Velho; Pastor, Zach Muscat, Gonçalo Silva e Talocha; Fabrício Isidoro, Cláudio Falcão e Mattheus Oliveira; Marco Matias, Rui Costa e Belloumi.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Samuel Portugal, David Carmo, Marko Grujic, Namaso, André Franco, Fran Navarro, Gonçalo Borges e Bernardo Folha.
Suplentes do Farense: Luiz Felipe, Francisco Delgado, Artur Jorge, Elves Baldé, Rafael Barvosa, Bruno, Talys, Seruca e Vítor Gonçalves.