Contra dez não deu para ficar com mais oito. FC Porto e Gil Vicente empatam no Dragão
Veja os golos. Fran Navarro e Evanílson marcaram os golos da noite em que os dragões não conseguiram afastar-se do Sporting: a diferença continua a ser de seis pontos.
Corpo do artigo
O FC Porto falhou, este domingo, frente a um Gil Vicente que ficou reduzido a dez desde os dois minutos de jogo, a hipótese de construir uma vantagem de oito pontos sobre o Sporting.
Vítor Carvalho viu vermelho direto poucos momentos depois do início da partida no Estádio do Dragão, mas depois de uma primeira parte de pouca produção ofensiva portista - que até levou Sérgio Conceição a fazer alterações logo aos 30 minutos -, só os golos de Fran Navarro e Evanílson fizeram mexer o marcador.
TSF\audio\2022\02\noticias\27\filme_do_jogo_porto_1_1_gil_vicente
Assim, o FC Porto mantém em seis pontos a vantagem que leva sobre o Sporting. Já o Gil Vicente confirma-se cada vez mais como equipa sensação, ao cavar um fosso de 11 pontos para o sexto lugar e colocando-se a apenas três do SC Braga, que ainda joga esta segunda-feira.
Começou da pior forma o jogo dos gilistas no Porto. Vítor Carvalho viu vermelho direto aos dois minutos de jogo, depois de ter parado um ataque portista como último defesa, à entrada da grande área e deixou a equipa reduzida a dez para os pelos menos 88 minutos de jogo que ficavam a faltar jogar.
Ora, a jogar com mais um, o FC Porto assumiu naturalmente o rumo do jogo e foi criando pressão sobre a equipa que é considerada a "sensação" desta edição da Primeira Liga. Aos 17', Evanilson conseguiu surgir isolado perante Andrew, mas perdeu o duelo com o guardião brasileiro. Para Sérgio Conceição, era pouco: por isso mesmo, com 30 minutos jogados, tirou Eustáquio - que fazia a estreia a titular - para lançar Galeno.
Não foi, também, suficiente e o jogo chegou mesmo ao intervalo com um 0-0 no marcador. E o que quer que tenha acontecido no balneário ao intervalo deu resultado: no primeiro minuto da segunda parte, Pepê atirava ao poste. Mas durou pouco.
Aos 61', Fran Navarro encheu-se de fé para criar um golo. Recebeu o passe de Samuel Lino de costas para a baliza, rodou entre Fábio Cardoso e Mbemba e, cara a cara com Diogo Costa, atirou para o 1-0.
https://tsf.vsports.pt/embd/74900/m/9094/tsf/ff072c3bff82497d61914f13383cfb03?autostart=false
A vantagem gilista, apesar de bem conseguida, foi sol de pouca dura. Evanílson fez o 1-1 aos 66', depois de uma assistência de cabeça de Taremi e de um passe chave de Otávio.
https://tsf.vsports.pt/embd/74901/m/9094/tsf/d5d0a41c0f47d5a6cf5a8abe210f7175?autostart=false
O Dragão entrava em ebulição. Fábio Vieira, Toni Martínez e Wendell entravam para os lugares de João Mário, Vitinha e Zaidu, Pepê assumia-se como lateral direito e a defesa ficava entregue sobretudo aos centrais Mbemba e Fábio Cardoso. Ricardo Soares respondia com Bilel, Hackmann e Aburjania.
O derradeiro remate do jogo confirmou o que as bancadas temiam: o FC Porto esbarrava na trave e não conseguia somar mais oito pontos do que o Sporting.
Onze do FC Porto: Diogo Costa; João Marío, Mbemba, Fábio Cardoso e Zaidu; Otávio, Eustáquio, Vítor Ferreira e Pepê; Evanilson e Taremi
Onze do Gil Vicente: Andrew; Zé Carlos, Lucas, Rúben Fernandes e Talocha; Vítor Carvalho, Pedrinho e Fujimoto; Leautey, Samuel Lino e Francisco Navarro
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Marcano, Francisco Conceição, Galeno, Wendell, Toni Martinez, Fábio Vieira, Gonçalo Borges e Bernardo Folha
Suplentes do Gil Vicente: Brian, Hackman, Bilel, Aburjania, Boubacar, Calero, Henrique Gomes, Matheus Bueno e Elder Santana
O árbitro da partida foi Manuel Mota, com Jorge Fernandes e Nuno Eiras como assistentes. Rui Costa e João Bessa Silva estiveram no VAR.