O FC Porto praticamente garantiu a sua presença na final da Liga Europa, ao golear os espanhóis do Villarreal por 5-1, depois de ter estado a perder por 0-1. Falcao marcou quatro golos.
Corpo do artigo
O FC Porto praticamente assegurou presença na final da Liga, ao golear os espanhóis do Villarreal por 5-1, numa partida onde o colombiano Falcao esteve em grande evidência, ao marcar quatro dos cinco golos da equipa portista.
Com o mesmo onze que alinhou frente ao Benfica na meia-final da Taça de Portugal, o FC Porto enfrentou um Villarreal agressivo no primeiro tempo, com os espanhóis a criarem duas boas oportunidades de golo por Nilmar e Rossi ainda na primeira meia-hora.
Os portistas responderam por Hulk pouco depois dos 30 minutos, mas acabou por ser o conjunto orientado por Juan Carlos Garrido que chegou à vantagem em cima do intervalo, por intermédio de um cabeceamento de Cani, que se antecipou aos centrais portistas.
Contudo, quatro minutos depois do descanso, o FC Porto chegaria ao empate na conversão de uma grande penalidade apontada por Falcao, após uma falta do guardião espanhol sobre o avançado colombiano.
Aos 61 minutos, Guarin numa jogada individual fez um primeiro remate ao qual o guarda-redes do Villarreal respondeu com uma defesa incompleta e, na recarga, o médio colombiano não perdoou, colocando o FC Porto pela primeira vez na frente.
Sete minutos depois, Falcao voltaria a marcar, na sequência de uma excelente jogada de Hulk, e aos 75 minutos, chegaria ao hat-trick num cabeceamento após um livre do compatriota Guarin.
No último minuto do encontro, o FC Porto fixaria o resultado final com mais um golo de Falcao, o quarto, em mais um cabeceamento com sucesso, marcando assim o seu 16º golo da temporada na Liga Europa.
Sob a arbitragem de Bjorn Kuipers, da Holanda, no Estádio do Dragão, com a assistência de 44719 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
FC Porto: Helton, Sapunaru, Rolando, Otamendi, Álvaro Pereira, Fernando, Guarin (Souza, 78), João Moutinho, Hulk (James Rodriguez, 84), Cristian Rodriguez (Varela, 71) e Falcao.
Suplentes: Beto, Maicon, Varela, Walter, James Rodriguez, Souza e Rúben Micael.
Villarreal: Diego López, Mário Gaspar, Musacchio, Marchena, José Catalã, Borja Valero (Wakaso Mubarak, 66), Bruno Soriano, Cani (Javier Matilla, 71), Santi Cazorla, Nilmar (Marco Ruben, 71) e Rossi.
Suplentes: Juan Carlos, Marco Ruben, Joan Capdevila, Javier Matilla, Cicinho, Kiko, Wakaso Mubarak.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Fernando (05), Hulk (26), Borja Valero (41), Diego López (48), José Catalã (74) e Helton (82).