FC Porto inicia "negociações para a cessação do contrato" de Anselmi. Argentino durou cinco meses no Dragão
A saída do treinador surge após a eliminação dos dragões na fase de grupos do Mundial de Clubes, competição onde empataram dois jogos e perderam um, saindo como a pior equipa entre as 12 europeias
Corpo do artigo
O FC Porto informou esta terça-feira que iniciou "negociações para a cessação do contrato" de Martín Anselmi.
"O Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD (“FC Porto”) informa o mercado, os seus associados, adeptos e simpatizantes, bem como o público em geral, que iniciou negociações com o treinador Martin Anselmi para a cessação do contrato de trabalho desportivo que vigorava desde janeiro de 2025", lê-se na comunicação dos dragões à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A saída do treinador surge após a eliminação dos dragões na fase de grupos do Mundial de Clubes, competição onde empataram dois jogos e perderam um, saindo como a pior equipa entre as 12 europeias.
Após estes resultados, a contestação subiu de tom, com André Villas-Boas e Martín Anselmi a ouviram insultos dos adeptos à chegada ao aeroporto Sá Carneiro, após o regresso precoce dos Estados Unidos, e com a PSP a ser obrigada a disparar balas de borracha para dispersar quem lá protestava.
Nacionalmente, os dragões terminaram o campeonato nacional em terceiro lugar.
Anselmi, de 39 anos, chegou ao FC Porto em janeiro deste ano, após sair, sem acordo, dos mexicanos do Cruz Azul. Nos azuis e brancos, substituiu o treinador português Vítor Bruno, também despedido na sequência de maus resultados.
Francesco Farioli vai ser o próximo treinador do FC Porto. O técnico italiano vai assinar contrato até 2027, apurou no domingo a TSF.
O treinador de 36 anos estava sem clube desde que deixou o Ajax e já tinha sido contacto pelo FC Porto no início do ano. Agora, numa altura em que discute a saída de Martin Anselmi, voltou a estar na mira da direção de André Villas-Boas, com quem já chegou a acordo.
A TSF confirmou ainda que um dos motivos para a saída de Anselmi reside na falta de sintonia com o Andoni Zubizarreta. Na reunião entre o presidente portista e o ainda técnico, na passada quarta-feira, deixou críticas ao diretor-desportivo pela postura do FC Porto no mercado de inverno.
