
O FC Porto recebe hoje o Sporting em clima de festa, após a conquista matemática do 26.º título, numa 29.ª e penúltima jornada em que a União de Leiria visita o Estádio da Luz.
Os leirienses, perto da descida, ameaçaram com a desistência do campeonato - o que implicaria mudanças na classificação -, mas na sexta-feira o presidente da SAD leiriense, João Bartolomeu, garantiu que a equipa jogará frente ao Benfica, que quer segurar o segundo lugar.
Em causa estava a rescisão de 13 jogadores, devido a salários em atraso, que levou o presidente demissionário da SAD a ameaçar que ou os jogadores regressavam ou o clube desistia da Liga.
A jornada poderá definir descidas de divisão, numa luta praticamente perdida para a União de Leiria (19 pontos) e na qual também estão Académica (15.ª, com 23 pontos), Feirense (14.º, com 24) e Rio Ave (13.º, com 27).
Os "estudantes", que não vencem há 16 jornadas (nove derrotas e sete empates), recebem o Vitória de Setúbal, o Feirense também joga em casa, com o Vitória de Guimarães, e o Rio Ave visita o também já "salvo" Paços de Ferreira.
O Marítimo tem quase garantido o quinto lugar (mais seis pontos do que Guimarães), de acesso à Liga Europa, numa jornada em que visita o Olhanense, enquanto os vimaranenses estão bem encaminhados para selar o sexto lugar.
Desportivamente a equipa vimaranense, que defende uma vantagem de mais quatro pontos do que o Nacional, pode chegar à Liga Europa com a sexta posição, caso o Sporting vença a Académica na final da Taça.
Programa da 29.ª jornada:
- Sábado, 05 mai:
Sporting Braga -- Beira-Mar, 20:30 (SportTV2).
Olhanense -- Marítimo, 20:30.
FC Porto -- Sporting, 20:30 (SportTV1).
Paços Ferreira -- Rio Ave, 20:30.
Académica -- Vitória Setúbal, 20:30.
Benfica -- União Leiria, 20:30 (TVI).
Nacional -- Gil Vicente, 20:30.
Feirense -- Vitória Guimarães, 20:30.