Numa partida em que os portistas jogaram toda a segunda metade com menos um, o FC Porto entrou a ganhar, mas o Zenit deu a volta ao resultado na segunda metade.
Corpo do artigo
O FC Porto perdeu, esta quarta-feira, na visita ao reduto do Zenit de São Petersburgo por 3-1, numa partida a contar para o Grupo G da Liga dos Campeões em que os portistas jogaram toda a segunda parte com menos um elemento.
Apesar da derrota, foi a formação orientada por Vítor Pereira quem inaugurou o marcador, quando James Rodriguez respondeu da melhor maneira a um passe de Hulk aos 10 minutos.
Dez minutos mais tarde, a equipa russa respondeu com o empate através de um golo de Roman Shirokov,após defesa incompleta de Helton.
A meio da primeira parte, o FC Porto sofreu um revés com a lesão do avançado Kléber, que acabopu por ser substituído por Varela, uma situação que obrigou Hulk a posicionar-se no centro.
Mesmo em cima do intervalo, o lateral Jorge Fucile foi admoestado com o segundo cartão amarelo, depois de ter agarrado a bola com a mão, o que deixou o FC Porto em desvantagem numérica durante toda a segunda metade.
Em vantagem numérica, o Zenit esteve perto de chegar à vantagem logo no início da segunda metade, primeiro num remate à barra de Kerzhakov e depois num lance concretizado por este avançado, que o árbitro anulou por fora-de-fogo.
Aos 62 minutos, a equipa de São Petersburgo deu mesmo a volta ao resultado novamente por intermédio de Shirokov, com o internacional português Danny a fixar o resultado final, aos 72.
Assim, o FC Porto ficou com os mesmos três pontos que o Zenit no topo da classificação do Grupo G da Liga dos Campeões, faltando disputar-se o Shakhtar Donetsk-APOEL Nicósia para que a segunda ronda do agrupamento fique completa.
Sob a arbitragem de Howard Webb, de Inglaterra, no Estádio Petrovsky, com cerca de 24 mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Zenit: Malafeev, Anyukov, Hubocan, Lombaerts, Criscito, Zyryanov (Huszti, 85), Denisov, Shirokov, Faizulin, Kerzhakov (Bukharov, 89) e Danny
Suplentes: Zhevnov, Lukovic, Rosina, Huszti, Ionov, Lazovic e Bukharov
FC Porto: Helton, Fucile, Otamendi, Rolando, Álvaro Pereira, Belluschi (Defour, 72), Fernando, João Moutinho, Hulk, Kléber (Silvestre Varela, 32) e James Rodriguez (Souza, 45)
Suplentes: Bracalli, Maicon, Souza, Defour, Cristian Rodríguez, Varela e Djalma
Acção disciplinar: cartão amarelo para Fucile (25 e 45), Hubocan (61), Otamendi (62) e Belluschi (68). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Fucile (45).