
Jogadores do FC Porto feestejam um dos golos marcados ao Rio Ave
Global Imagens/Ivan del Val
O FC Porto não perdeu terreno para Sporting e Benfica ao vencer no reduto do Rio Ave por 1-3. Os portistas ficaram assim a dois pontos dos leões e com os mesmos pontos dos encarnados.
Corpo do artigo
O FC Porto manteve, este domingo, tudo na mesma na frente do campeonato, ao responder aos triunfos de Sporting e Benfica com uma vitória no reduto do Rio Ave por 1-3.
Com Licá e Carlos Eduardo e Josué e Defour no banco, a equipa portista precisou apenas de seis minutos para se colocar na frente com um tento de Maicon após centro de Carlos Eduardo.
O Rio Ave respondeu à desvantagem aos 21 minutos por Edimar, após combinação com Diego Lopes, numa altura em que o tricampeão nacional não criava grande perigo junto da baliza da formação de Vila do Conde.
Até ao intervalo, Maicon esteve perto de bisar quando atirou ao poste à passagem da meia hora e, pouco depois, foi Jackson Martinez que esteve perto de marcar, mas o colombiano não dominou bem na zona de penalti e falhou o golo.
Na resposta, a equipa orientada por Nuno Espírito Santo criou uma excelente situação para passar para a frente do marcador, mas Braga, isolado na área portista, permitiu a defesa de Hélton.
No segundo tempo, o FC Porto repetiu o que tinha feito na primeira metade e marcou seis minutos após o apito do árbitro, desta vez por Jackson Martinez, após uma excelente jogada de Varela.
Quatro minutos depois, Licá obrigou Ederson a uma grande defesa e, a oito minutos do final, Danilo fixou o resultado final na recarga a um livre de Carlos Eduardo, que tinha sido rechaçado pela barreira do Rio Ave.
Com este resultado, a equipa portista ficou a dois pontos do líder Sporting e igualou o Benfica na classificação do campeonato, numa jornada em que os "três grandes" ganharam.
Sob a arbitragem de Bruno Esteves, de Setúbal, no Estádio do Rio Ave FC, com a assistência de cerca de cinco mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Rio Ave: Ederson, Lionn, Marcelo, Rodriguez, Tiago Pinto, Wakaso, Luís Gustavo, Edimar, Diego Lopes (Hassan, 87), Ukra (Renato Santos, 87) e Braga (Joeano, 72).
Suplentes: Salin, Hassan, André Vilas Boas, Nuno Lopes, Roderick, Joeano e Renato Santos.
FC Porto: Helton, Danilo, Maicon, Otamendi, Alex Sandro, Fernando, Lucho Gonzalez (Herrera, 75), Carlos Eduardo, Varela, Jackson Martinez (Ghilas, 89) e Licá (Kelvin, 72).
Suplentes: Fabiano, Josué, Ghilas, Diego Reyes, Herrera, Kelvin e Defour.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Danilo (63), Marcelo (80) e Alex Sandro (89).