Dragões vencem por 2-1 e ficam a quatro pontos do Benfica. Veja os golos.
Corpo do artigo
O FC Porto colocou-se este sábado a quatro pontos do líder Benfica, ao vencer em casa o Santa Clara, por 2-1, num jogo da 28.ª jornada da I Liga.
Os dragões inauguraram o marcador aos 34 minutos, de grande penalidade. Chamado a converter, Uribe rematou sem hipóteses. O guarda-redes Gabriel Batista ainda adivinhou o lado da baliza, mas o colombiano rematou com força e direção.
Seis minutos depois há novo penálti para os azuis e brancos. Desta vez foi Otávio a rematar e atirou ao lado da baliza. O guardião do Santa Clara não adivinhou o lado, mas também não foi necessário.
Na segunda parte, já aos 80 minutos e numa fase em que o Santa Clara criava algumas oportunidades de golo, Otávio conduziu pela zona central e entregou, na esquerda, a bola a Galeno. O extremo ganhou na linha de fundo e cruzou para a pequena área. MT cortou, mas o inglês Namaso emendou para dentro da baliza e fez o 2-0.
O Santa Clara, que sofreu a nona derrota seguida, ainda reduziu por Tagawa, aos 90+2, e mantém-se no 18.º e último lugar, com 15 pontos.
Já rola a bola no Dragão. Sai o FC Porto com a bola. O Santa Clara tem mostrado algum atrevimento nestes primeiros minutos de jogo. Aos 13 minutos, Otávio cruzou à procura de um desvio, mas não apareceu ninguém e acabou por ser uma bola fácil para o guarda-redes Gabriel Batista. Um minuto depois, Manafá faz um bom cruzamento e Uribe atira à barra. Primeira situação de perigo dos dragões no jogo.
Aos 16 minutos, Costinha, do Santa Clara, vê o primeiro cartão amarelo do jogo. Três minutos depois, novo cartão amarelo, desta vez para Bruno Jordão por ter puxado Otávio. Aos 23 minutos, Estáquio fez um grande remate, mas Gabriel Batista respondeu também com uma grande defesa. Cinco minutos depois, numa boa jogada de Manafá, Galeno não consegue finalizar da melhor maneira.
A euforia inicial, que se sentiu de forma evidente no início do jogo após a derrota do Benfica, tem vindo a reduzir-se no FC Porto com o decorrer do jogo. Aos 31 minutos, o árbitro assinala penálti para os dragões, a castigar um toque de Nogueira sobre Toni Martínez. A equipa azul e branca tem agora uma grande oportunidade para se colocar em vantagem.
É Uribe quem vai marcar a grande penalidade... e não falha! Sem qualquer hipótese para Gabriel Batista. Está aberto o ativo no Dragão.
https://tsf.vsports.pt/embd/85540/m/12112/tsf/58e1520c05975c0eab7d3b85519b3449?autostart=false
Aos 40 minutos, Uribe tenta lançar Galeno, mas o brasileiro embrulhou-se com Nogueira e a bola fica sem dono na área. Pierre Sagna tenta fazer a cobertura, mas deixa-se antecipar por Toni Martínez, que cai a pedir penálti. E o árbitro acaba por assinalar, depois de analisar as imagens com o videoárbitro. Chamado a converter, Otávio falha. Pontaria muito aquém das expectativas.
O árbitro dá 2 minutos de compensação. Intervalo!
Recomeça o jogo no Dragão. Logo nos primeiros segundos do jogo, Costinha remata forte e provoca alguns calafrios à defesa do FC Porto. Fora de jogo assinalado a Andrezinho aos 68 minutos. A 20 minutos dos 90', os dragões não estão a conseguir pressionar o Santa Clara, que tem criado alguns problemas à da equipa de Conceição.
O Santa Clara ameaça. Aos 74 minutos, Ricardinho rematou ao lado. Cinco minutos depois, numa jogada de Galeno, um ressalto leva a bola para o pé de Namaso que aproveita da melhor forma e faz o 2-0.
https://tsf.vsports.pt/embd/85553/m/12112/tsf/41f8690e4cbb4b281e5cb3d1bc9577eb?autostart=false
Sérgio Conceição mexe na equipa nestes minutos finais. Entra Bernardo Folha para o Lugar de Otávio e Gonçalo Borges para substituir Wenderson Galeno. O árbitro dá quatro minutos de compensação. Já nos descontos, o Santa Clara reduz para 2-1 numa bela jogada finalizada por Tagawa.
https://tsf.vsports.pt/embd/85554/m/12112/tsf/6401e9947ab443f22f55f6b0f9fff568?autostart=false
Terminou o jogo.
Onze do FC Porto: Diogo Costa; Manafá, Pepe, Marcano e Wendell; Otávio, Uribe e Eustáquio; Pepê, Toni Martínez e Galeno.
Onze do Santa Clara: Gabriel Batista; Sagna, Nogueira, Boateng, MT; Jordão, Adriano; Allano, Costinha, Ricardinho; Matheus Babi.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Zaidu, Rodrigo Conceição, André Franco, Bernardo Folha, Namaso, Evanilson, Gonçalo Borges
Suplentes do Santa Clara: Marcos Díaz, Calila, Ítalo, Tagawa, Bruno Almeida, Andrezinho, Stevanović, Walter González, Gabriel Silva.