Galeno gosta de jogar frente ao Shakhtar. FC Porto vence e está nos oitavos da Champions
Veja os golos. O extremo do FC Porto bisou e fez duas assistências.
Corpo do artigo
Por Galeno, o FC Porto jogava todas as semanas frente ao Shakhtar. Depois dos dois golos e da assistência no jogo da primeira volta, o brasileiro contabilizou mais dois golos e duas assistências no Dragão. O FC Porto venceu esta quarta-feira a equipa ucraniana por 5-3 e garantiu a qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões.
Num festival de golos, principalmente na segunda parte, Galeno marcou os dois primeiros do FC Porto, com Taremi, Pepe e Francisco Conceição a completarem a contagem na segunda parte. Pelo Shakhtar, Sikan, um autogolo de Eustáquio e Eguinaldo completaram o resultado.
Aos sete minutos, o FC Porto voltou a estar muito perto do golo. Galeno recuperou a bola na área adversária depois de uma asneira de Riznyk, deu para Eustáquio, mas o remate bateu num defesa ucraniano.
Praticamente no lance seguinte apareceu mesmo o golo. Pepê deu para Evanilson na área, que, em esforço, cruzou rasteiro para um encosto fácil de Galeno. Aos nove minutos, os dragões estavam mais perto da qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões.
GALENO
- DAZN Portugal (@DAZNPortugal) December 13, 2023
@ChampionsLeague | @FCPorto 1 x 0 @FCShakhtar#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/KU16LNVEUT
O Shakhtar respondeu no minuto 13. Sudakov bateu um livre lateral diretamente para área e Sikan cabeceou a rasar a barra da baliza de Diogo Costa.
A equipa ucraniana insistia em organizar o jogo desde trás e a primeira vez que resultou foi aos 28 minutos, tendo criado perigo. Aproveitando a pressão alta dos dragões, o Shakhtar atacou rápido e a bola chegou Kryskiv cruzou para Sikan. Diogo Costa tira e Gocholeishvili remata para uma grande defesa do guarda-redes portista.
O empate surgiu mesmo no lance a seguir e com muitos protestos do FC Porto. Bola metida nas costas da defesa portista, Zubkov recebeu, tirou um adversário do caminho e cruzou rasteiro para o golo de Sikan. O lance foi inicialmente invalidado por fora de jogo, mas o VAR reverteu a decisão e validou o lance. No entanto, os portistas protestaram muito com a equipa de arbitragem, porque o árbitro assistente levantou a bandeira com a jogada a decorrer, o que fez os jogadores da equipa portuguesa abrandar.
Empata Sikan
- DAZN Portugal (@DAZNPortugal) December 13, 2023
@ChampionsLeague | @FCPorto 1 x 1 @FCShakhtar#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/aOY2uav1oC
A resposta não podia ter sido melhor por parte dos dragões, até porque o golo surgiu em cima do intervalo, e por alguém que parece gostar muito de defrontar o Shakhtar. Numa jogada de envolvimento, a bola chegou a Galeno que, à entrada da área, disparou forte para o bis.
Que Pontapé de GALENO
- DAZN Portugal (@DAZNPortugal) December 13, 2023
@ChampionsLeague | @FCPorto 2 x 1 @FCShakhtar#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/u2JkoZeH7A
O intervalo chegou pouco depois, com os dragões a irem para o descanso em vantagem e a precisarem de não sofrer dois golos para garantirem os oitavos de final da Champions.
O segundo tempo começou com mais uma grande oportunidade para o FC Porto. Livre batido no lado direito do ataque, Pepe tentou um primeiro cabeceamento e, à segunda, Taremi atirou para uma boa intervenção de Riznyk.
O terceiro dos dragões aconteceu mesmo aos 62 minutos. Galeno recuperou a bola em zona subida, correu em direção à área e isolou Taremi para o golo que dava ainda mais tranquilidade ao FC Porto. Nesse momento, o Shakhtar teria de marcar três golos em meia hora para tirar o FC Porto dos oitavos da Liga dos Campeões.
Taremi lá para dentro, mas que exibição de Galeno
- DAZN Portugal (@DAZNPortugal) December 13, 2023
@ChampionsLeague | @FCPorto 3 x 1 @FCShakhtar#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/mZFMYNdn0j
Os portistas controlavam toda a segunda parte e ainda aproveitavam para criar perigo. Aos 71 minutos, Evanilson recuperou a bola e colocou Taremi em boa posição, mas o remate do iraniano saiu por cima.
No entanto, uma bola longa mudou ligeiramente as coisas. Jorge Sánchez não conseguiu tirar e Sikan entrou na área e rematou. Diogo Costa defendeu, mas a bola bateu em Eustáquio e entrou na baliza.
Auto-golo
- DAZN Portugal (@DAZNPortugal) December 13, 2023
@ChampionsLeague | @FCPorto 3 x 2 @FCShakhtar#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/Rna55cdntX
Ligeiramente, porque, na jogada seguinte, um velho conhecido das noites de Liga dos Campeões voltou a dar margem ao FC Porto. Eustáquio bateu um canto da direita, Galeno (quem mais?) desviou e Pepe emendou para dentro da baliza do Shakhtar.
Pepe Bateu o seu recorde de mais velho a marcar na Champions.
- DAZN Portugal (@DAZNPortugal) December 13, 2023
@ChampionsLeague | @FCPorto 4 x 2 @FCShakhtar#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/EF6Au2x2aI
Se ainda fosse preciso ainda mais tranquilidade, Francisco Conceição apareceu para isso mesmo. No primeiro lance em que participou na partida, o jovem português recuperou a bola na última linha do Shakhtar e, isolado, só teve de escolher como iria fazer o quinto golo portista.
Francisco entrou e marcou
- DAZN Portugal (@DAZNPortugal) December 13, 2023
@ChampionsLeague | @FCPorto 5 x 2 @FCShakhtar#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/n6KbOLBKT1
O festival de golos não terminou por aí. Aos 88 minutos, Eguinaldo aproveitou uma perda de bola de Grujic para reduzir o marcador.
5-3 e Porto nos oitavos
- DAZN Portugal (@DAZNPortugal) December 13, 2023
@ChampionsLeague | @FCPorto 5 x 3 @FCShakhtar#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/8iFwynvUyC
O apito final chegou alguns minutos depois, com o FC Porto a garantir os três pontos e a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões, sendo o único representante português nessa fase da competição.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, Jorge Sáchez, Pepe, Fábio Cardoso, Zaidu, Alan Varela, Eustáquio, Pepê, Galeno, Taremi e Evanilson.
Onze do Shakhtar Donetsk: Riznyk, Bondar, Stepanenko, Kryskiv, Sudakov, Zubkov, Gocholeishvili, Sikan, Bondarenko, Matviyenko e Rakitskyy.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, David Carmo, Grujic, Francisco Conceição, Iván Jaime, Wendell, Namaso, André Franco, Fran Navarro, João Mário, Gonçalo Borges e Bernardo Folha.
Suplentes do Shakhtar Donetsk: Rudko, Lemkin, Castillo, Eguinaldo, Shved, Azarov, Kelsy, Pedrinho, Miroshi, Nazaryna, Kozik e Newerton.