O FC Porto venceu hoje o "lanterna-vermelha" Penafiel, por 2-0, com golos de Aboubakar e Danilo, no último encontro das equipas na edição 2014/15 da I Liga portuguesa de futebol.
Corpo do artigo
Na partida da 34ª jornada, o avançado camaronês inaugurou o marcador aos 82 minutos e Danilo, que se vai transferir para o Real Madrid, confirmou, aos 90+2, o triunfo aos "dragões", segundos classificados e que passaram a somar 82 pontos, os mesmos do já campeão Benfica, que tem vantagem no confronto direto e menos um jogo disputado.
O Penafiel, que apenas venceu um dos 12 encontros, já tinha a descida à II Liga confirmada, terminando o campeonato na 18ª e última posição, com 22 pontos.
No final do jogo, Julen Lopetegui assumiu que "foi um jogo difícil pelas circunstâncias, mas tivemos muitas ocasiões de golo que se tivesses acertado seria uma partida mais relaxada. Tardámos em marcar, mas fomos uns justos vencedores".
"Quanto ao ambiente nas bancadas não tenho que dizer, respeito muito a forma de manifestar dos adeptos, até porque ao longo do ano sentimos sempre apoio deles, e certamente vamos continuar a sentir. Creio que houve coisas boas e coisas menos boas [na época], mas contribuímos para o crescimento individual e coletivo da equipa ao longo da época, apesar de não ter sido suficiente para superar o rival", acrescentou.
Quanto a Carlos Brito admitiu: "A época não correu como queríamos, e apesar de termos chegado apenas a nove jornadas do fim, não iliba a minha responsabilidade. Descemos com dignidade e honra, mesmo sabendo que é traumatizante para o clube. Todos nós demos o melhor possível para que isto não sucedesse. Também julgo que a sorte não esteve connosco em alguns momentos, são coisas difíceis de gerir, apesar de termos dado o melhor".
Já o presidente do Penafiel colocou hoje o lugar à disposição depois de não ter cumprido o objetivo proposto e que passava pela manutenção na I Liga de futebol.
"Tínhamos dois objetivos e não atingimos um. O primeiro e que foi atingido é a estabilidade do clube, com uma equipa sustentada. O outro e que não conseguimos alcançar foi a manutenção na I Liga. Por isso, vim assumir as responsabilidades e vou agir em conformidade. Coloco meu lugar a disposição até terça-feira. E se aparecerem outros adeptos que queiram ocupar o lugar convocarei eleições antecipadas. Esse cenário não acontecendo, ainda temos um ano de mandato e vamos cumpri-lo até ao final", disse António Gaspar Dias.
Equipas iniciais:
FC Porto: Helton; Danilo, Indi, Reyes, Jose Angel; Quintero, Casemiro, Ruben Neves; Quaresma, Jackson, Brahimi
PENAFIEL: Coelho; Dani, Ustaritz, Pedro Ribeiro, Vítor Bruno; André Fontes, Ferreira, João Martins; Braga, Aldair, Rabiola