Dobradinha à moda do Porto. Dragões vencem Tondela e conquistam Taça de Portugal
Ouça aqui o relato TSF. O FC Porto vence o Tondela na final da 82.ª Taça de Portugal. Veja os golos.
Corpo do artigo
Um jogo de sentido único numa exibição quanto baste foi o toque final da segunda dobradinha de Sérgio Conceição no FC Porto. Os dragões venceram o Tondela por 3-1 no Estádio Nacional e conquistaram a Taça de Portugal.
Numa partida entre o campeão nacional e uma das equipas que caiu para a segunda liga, foi o FC Porto que mandou do início ao fim. Taremi por duas vezes e Vitinha marcaram os golos da vitória, enquanto para o Tondela marcou Neto Borges.
Ainda sem Uribe a titular e com Grujic no centro do terreno, a única novidade no FC Porto foi Marchesín, que foi o guarda-redes utilizado em toda a competição. E o Tondela sofreu para conseguir criar perigo logo desde o início da partida.
Os beirões não conseguem passar a linha do meio-campo nos primeiros minutos, ainda que o FC Porto não consiga criar perigo.
O primeiro lance de perigo surge aos dez minutos. Canto para os dragões, corte da defesa do Tondela e, à entrada da área, Pepe remata ligeiramente por cima da barra.
Aos 15 aparece o lance de maior perigo. Confusão dentro da área beirã e a bola sobra para Pepê que remata para defesa de Niasse, com a bola ainda a embater na trave. Depois de uma longa espera, o árbitro Rui Costa, com auxílio do VAR, assinala grande penalidade. Na conversão, Mehdi Taremi não dá hipóteses ao guardião tondelense e abre o marcador no Jamor.
https://tsf.vsports.pt/embd/77189/m/11867/tsf/e90f4250f96231142c29fb205de1e767?autostart=false
O primeiro susto para a baliza de Marchesín só apareceu aos 32 minutos. Bola na profundidade nas costas dos centrais portistas e Daniel dos Anjos antecipa-se ao guarda-redes portista. Contudo, o avançado do Tondela não conseguiu dar seguimento ao lance e perdeu a bola.
Em cima do intervalo, as estatísticas oficiais do jogo davam 77% de posse de bola para o FC Porto, enquanto o Tondela conseguia apenas 23%.
O quarto árbitro da partida levantou a placa com cinco minutos de descontos, menos tempo do que o jogo esteve parado enquanto Rui Costa consultava o VAR no lance do penálti.
Na compensação, o FC Porto elaborou a melhor jogada do encontro. Contra ataque lançado por Taremi, Pepê serve Evanilson de calcanhar e o avançado brasileiro remata ao lado.
A partida chega ao intervalo com os dragões em vantagem.
O FC Porto entra no segundo tempo a todo o gás. Taremi cruza rasteiro da esquerda para Pepê que, ao segundo poste, remata para defesa de Niasse.
O 2-0 chega mesmo aos 53 minutos. Grujic ganha a bola no meio campo e serve Vitinha no lado direito do ataque portista. O médio combina com Pepê e, na cara de Niasse, faz o segundo para o FC Porto.
https://tsf.vsports.pt/embd/77199/m/11867/tsf/5f15b5a4d9070cbb9afe29b1bfc16401?autostart=false
Sem que a equipa rendesse em campo, Nuno Campos foi o primeiro a recorrer ao banco. Saíram Daniel dos Anjos e Pedro Augusto e entraram João Pedro e Dadashov.
Aos 64 há novo penálti para os dragões. Pepê é puxado e Rui Costa assinala falta dentro da área. Apesar dos gritos por Zaidu vindos das bancadas, é de novo Taremi quem avança, mas, desta vez, acerta no poste.
https://tsf.vsports.pt/embd/77201/m/11867/tsf/b8dc6790fae17f627100939f7a77cccb?autostart=false
Aos 69 minutos, o treinador do Tondela volta a mexer: Bebeto e Tiago Dantas entraram para os lugares de Undabarrena e Tiago Almedia. Sérgio Conceição respondeu com a troca de Evanilson por Galeno.
Aos 73 minutos começa a festa beirã no Jamor. Cruzamento da direita de Salvador Agra e, ao segundo poste, Neto Borges marca com um cabeceamento fulminante, no primeiro remate do Tondela na partida.
https://tsf.vsports.pt/embd/77203/m/11867/tsf/4a12abd8a2bac4ce39b8b5e3b2878176?autostart=false
Tão depressa começou, como acabou a festa amarela e verde. Na jogada seguinte, o recém-entrado Galeno rasga pela esquerda e cruza. A defesa do Tondela corta, mas Otávio serve Taremi com um passe em balão e o iraniano bate Niasse pela segunda vez no jogo.
https://tsf.vsports.pt/embd/77204/m/11867/tsf/1c5be1c03c509b0e199a37386ad2747a?autostart=false
Depois dos golos, Pepê deu o lugar a Francisco Conceição no FC Porto e Agra saiu para entrar Boselli no Tondela. Pouco depois, Sérgio Conceição tirou Taremi e Uribe e lançou Uribe e Toni Martínez.
O jogo termina mesmo com 3-1 no resultado e os dragões fizeram a festa no relvado do Jamor. À falta do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que está numa visita oficial a Timor Leste, é o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, quem entrega a taça aos vencedores.
Onze do FC Porto: Marchesín; João Mário, Mbemba, Pepe e Zaidu; Otávio, Grujic, Vitinha e Pepê; Evanílson e Taremi.
Onze do Tondela: Niasse; Sagna, Marcelo Alves e Eduardo Quaresma; Tiago Almeida, Pedro Augusto, Iker e Neto Borges; Salvador Agra, Daniel dos Anjos e Rafael Barbosa.
Suplentes do FC Porto: Diogo Costa, Fábio Cardoso, Uribe, Fábio Vieira, Francisco Conceição, Galeno e Toni Martínez.
Suplentes do Tondela: Pedro Trigueira, João Pedro, Boselli, Dadashov, Bebeto, Tiago Dantas e Ricardo Alves.