O FC Porto não foi além de um empate a zero na deslocação ao terreno do Olhanense. A figura do jogo foi o guarda-redes dos algarvios, que defendeu uma grande penalidade de Hulk.
Corpo do artigo
O FC Porto não foi, este sábado, além um nulo na vista ao reduto do Olhanense, deixando assim à mercê do Benfica, que se desloca no domingo ao terreno do Sp. Braga, a liderança do campeonato.
O terceiro empate dos portistas na Liga esteve muito ligado ao facto de Hulk não ter conseguido converter uma grande penalidade logo aos quatro minutos, remate defendido pelo guardião da formação algarvia, Fabiano Freitas, tal como a recarga do avançado do FC Porto.
Depois do penalty, o FC Porto teve sempre mais posse de bola que a equipa da casa, contudo, raramente se acercou com muito perigo da baliza contrária, como aconteceu no caso do remate fraco de João Moutinho ao lado da baliza do Olhanense.
Aos 27 minutos, Maicon não aproveitou uma saída em falso de Fabiano Freitas e mesmo a acabar a primeira parte, Rolando não conseguiu desfazer o empate ao desviar para fora um cruzamento de João Moutinho.
No segundo tempo, o FC Porto criou algumas situações de perigo logo após o reatamento por Hulk e Mangala, chegando mesmo a introduzir a bola na baliza do Olhanense aos 53 minutos num remate do central belga, que foi anulado por falta de Rolando sobre Fabiano Freitas.
Os algarvios responderam com lances de contra-ataque protagonizados por Wilson Eduardo aos 62 e 78 minutos, que o guardião Helton anulou, mantendo-se assim o empate a zero até final.
Com este resultado, o FC Porto isolou-se na liderança do campeonato com 24 pontos, mais um que o Benfica, que poderá ultrapassar os portistas caso vença em Braga.
Sob a arbitragem de João Capela, de Lisboa, no Estádio José Arcanjo, com a assistência de 3275 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Olhanense: Fabiano Freitas, Mexer, Maurício, André Pinto, Ismaily, Fernando Alexandre, Cauê, Nuno Piloto, Salvador Agra (Figueroa, 90+2), Wilson Eduardo (Ivanildo, 81) e Mateus (Rui Duarte, 68).
Suplentes: Ventura, Toy, Ivanildo, Vítor Vinha, Figueroa, Rui Duarte e Dady.
FC Porto: Helton, Maicon, Rolando, Mangala, Álvaro Pereira, Fernando (Guarin, 72), Belluschi (Defour, 72), João Moutinho, Hulk, Kléber (Walter, 59) e James Rodriguez.
Suplentes: Bracalli, Guarin, Varela, Walter, Alex Sandro, Otamendi e Defour.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Maurício (2), Fernando (31), Rolando (33), João Moutinho (56), Salvador Agra (57) e Cauê (90+1).