FC Porto vai recolher objetos deixados no Dragão em homenagem a Pinto da Costa e criar memorial permanente
"Esses objetos recheados de valor sentimental serão devidamente acondicionados e tratados por especialistas para que possam integrar um memorial permanente, a construir no futuro próximo", asseguram os dragões
Corpo do artigo
O FC Porto anunciou esta terça-feira que vai recolher os cachecóis, camisolas, bandeiras, mensagens, coroas de flores, velas e testemunhos deixados junto ao Estádio do Dragão em homenagem a Jorge Nuno Pinto da Costa e vai criar um memorial permanente ao histórico presidente portista.
"Os milhares de cachecóis, camisolas, bandeiras, mensagens, coroas de flores, velas e testemunhos que foram sendo depositados junto à porta 24 do Estádio do Dragão, em homenagem a Jorge Nuno Pinto da Costa, começarão a ser recolhidos pelo FC Porto a partir das 15h00 de quinta-feira", anunciam os dragões em comunicado.
Os objetos serão recolhidos, mas têm destino: "Daqui para a frente, esses objetos recheados de valor sentimental serão devidamente acondicionados e tratados por especialistas para que possam integrar um memorial permanente, a construir no futuro próximo, onde ficarão eternizados todos os tributos ao 'Presidente dos Presidentes'."
A decisão deve-se à "necessidade de preservar esse património de valor incalculável, seja por força das condições meteorológicas ou por razões operacionais, como a organização do jogo frente ao Vitória SC", marcado para segunda-feira e "durante o qual irão prosseguir as homenagens".
"Num momento de enorme significado, e perante tamanha demonstração de militância, o FC Porto agradece o contributo dos seus associados, adeptos e simpatizantes", concluem os dragões.
Jorge Nuno Pinto da Costa morreu no sábado, aos 87 anos, e, desde então, homenagens espontâneas acumularam-se junto ao Estádio do Dragão, com milhares de adeptos a deixarem objetos, como cachecóis, camisolas e bandeiras, junto à porta 24 do recinto portista. As homenagens somaram-se, levando a que o memorial improvisado se estendesse até à porta 22 do Estádio do Dragão.