O Futebol Clube do Porto venceu esta noite o Gil Vicente com dois golos de Jackson Martinez. Uma vitória que mantém os "dragões" na corrida pelo título e garante a fase de grupos da Liga dos Campeões.
Corpo do artigo
Os dois golos do avançado colombiano mantiveram os o FC Porto a três pontos do líder e campeão Benfica.
Jackson Martinez inaugurou o marcador aos 12 minutos, na sequência de uma grande penalidade desperdiçada por Ricardo Quaresma, e fixou o resultado aos 86, assegurando pelo menos o segundo lugar ao FC Porto, com 78 pontos, além de se ter isolado na liderança da lista de melhores marcadores, com 20 golos, mais dois do que o benfiquista Jonas.
Apesar da derrota, o Gil Vicente mantém-se na luta pela permanência no principal escalão do futebol nacional, ao ocupar o 17.º e penúltimo lugar da classificação, com 23 pontos, menos três do que o Vitória de Setúbal, 16.º, e menos cinco do que o Arouca, 15.º.
Julen Lopetegui, no final do jogo, considerou que "o FC Porto foi um justo merecedor dos três pontos e acho que se tivéssemos marcado mais cedo o segundo golo, podíamos ter marcado mais, dadas as muitas oportunidades que criámos".
"Conseguimos os três pontos de forma justa. Vamos continuar a fazer o nosso trabalho até ao final, por muito grandes que sejam as dificuldades e a ação de alguns agentes externos que nos querem tirar o foco dos nossos objetivos. Continuamos focados em ganhar jogos", acrescentou o treinador do FC Porto.
José Mota, treinador do Gil Vicente, reconheceu que "a derrota ajuda a complicar um pouco mais as nossas contas, pois passou mais uma jornada em que não conseguimos pontuar. É menos uma oportunidade para conseguir os pontos para o nosso objetivo. Mas, mediante os resultados dos nossos adversários continuamos a ter ambição e esperança embora estando sempre na expectativa de algum desaire desses mesmos adversários, mas sempre a lutar pela manutenção com as nossas forças".
Equipas iniciais:
FC PORTO: Helton, Danilo, Maicon, Indi e Alex Sandro; Casemiro, Herrera e Oliver; Quaresma, Jackson e Brahimi,
GIL VICENTE: Adriano; Gabriel, Cadú, Pecks e Evaldo; Semedo; João Vilela, Vítor Gonçalves e Jander; Yazalde e Simy.