Federação de Basquetebol debate este domingo problema das dívidas aos árbitros
Depois de três jogos das Ligas Profissionais de Basquetebol terem sido adiados devido à falta de comparência dos árbitros, a Federação marcou para este domingo uma reunião com carácter de urgência.
Corpo do artigo
É um encontro que acontece após o boicote de algumas equipas de arbitragem. A falta de árbitros obrigou ao adiamento de três jogos da liga de basquetebol: Benfica-Vitória de Guimarães; o Ovarense-Maia Basket, do campeonato masculino e o Torres Novas- União Sportiva, da Liga Feminina.
A direção da Federação Portuguesa de Basquetebol vai reunir-se, de urgência, no domingo, para analisar as implicações do adiamento, hoje, de alguns jogos das ligas masculina e feminina devido à ausência de árbitros e oficiais de mesa.
A 1 de outubro, a Associação Nacional de Juízes de Basquetebol (ANJB) anunciou a intenção de não participar nas competições nacionais enquanto a federação não der garantias de liquidar a dívida de 137 mil euros relativa à época passada.
Na sexta-feira, a Federação Portuguesa de Basquetebol garantiu que a fase regular do campeonato da Liga começaria hoje, explicando que já tinha liquidado parte da dívida, sem especificar o valor.
Um dia antes, a ANJB reuniu-se com os seus associados e decidiu manter o boicote aos jogos de todas as competições nacionais, dando sequência à atitude tomada no passado dia 01 de outubro.
Em declarações à TSF, o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol diz que foram feitos todos os esforços para saldar as dívidas com os árbitros.
Manuel Fernandes diz que perante o que aconteceu esta tarde , a falta de equipas de arbitragem em dois jogos da primeira liga, ficou desapontado.
Para hoje estão agendados ainda mais dois encontros, Barcelos-Lusitânia (17:30) e Oliveirense-CAB MAdeira (18:00).