Federação Inglesa abre inquérito a Anelka por gesto alegadamente antissemita (vídeo)
Ao festejar um golo, Anelka, de 34 anos, fez o "quenelle", um gesto considerado ofensivo pela comunidade judaica em França e que é visto com uma forma de saudação nazi invertida.
Corpo do artigo
A Federação Inglesa de Futebol abriu um inquérito ao francês Nicolas Anelka por ter festejado um dos golos que marcou este domingo com um gesto alegadamente antissemita.
Ao festejar o primeiro dos seus dois golos que marcou este domingo pelo West Bromwich Albion no empate a três golos com West Ham, o francês de 34 anos fez o "quenelle", um gesto considerado ofensivo pela comunidade judaica em França.
[youtube:w9pZ08vwYGM]
A comunidade judaica, que já pediu que Anelka seja castigado, classifica este gesto como uma forma de saudação nazi invertida, gesto que tem sido usado recentemente pelo comediante francês Dieudonné.
A ministra francesa do Desporto, Valerie Fourneyron, já considerou, na sua conta do Twitter, este gesto como uma «provocação chocante» e lembrou que «não há lugar para o antissemitismo nos campos de futebol».
Antes, o ministro francês do Interior, Manuel Valls, já se tinha declarado determinado a interditar os espetáculos de Dieudonné.
Na sua conta no Twitter, Anelka explicou que o gesto foi uma forma de homenagear este comediante francês, que disse ser um dos seus «melhores amigos».
Estes foram os primeiros golos de Anelka pelo seu novo clube, o sexto que representa na Liga Inglesa, isto depois do fim do seu empréstimo com a Juventus ter acabado.