O Feirense e o Gil Vicente empataram este sábado a zero, em jogo da 15.ª e última jornada da primeira volta da Liga portuguesa.
Corpo do artigo
O guarda-redes camaronês do Feirense Douglas, que entrou em campo após a expulsão de Paulo Lopes, foi a figura do jogo ao defender uma grande penalidade apontada por Cláudio aos 65 minutos, conta a Lusa.
O Feirense teve um início de jogo forte, a criar várias oportunidades de perigo, com realce para um remate de Diogo Rosado na sequência de um canto, aos oito minutos, que acabaria por ser desviado pelo defesa Cláudio perto da linha de golo.
O Gil Vicente sentiu dificuldades para suster a pressão dos "fogaceiros" e, aos 13 minutos, quase sofria um golo, quando Buval se isolou na direita a passe de Diogo Cunha, mas o remate rasteiro foi bem defendido por Adriano.
O Gil Vicente deu um ar da sua graça aos 26 minutos, altura em que organizava melhor o seu jogo a meio-campo, com Luís Carlos a aproveitar uma bola perdida para rematar com força, mas muito por cima da baliza de Paulo Lopes.
A partir desse momento o jogo ficou mais equilibrado muito por culpa da linha média do Gil Vicente, que conseguiu travar o ímpeto do Feirense.
Em cima do intervalo, a equipa de Paulo Alves esteve perto do golo, após um cabeceamento de Cláudio na sequência de um canto, com a bola a sair perto do poste mais distante de Paulo Lopes.
O equilíbrio manteve-se no início da segunda parte, sem que as equipas produzissem lances dignos de registo.
Aos 63 minutos, o guarda-redes Paulo Lopes dominou mal a bola após um atraso de Pedro Queirós, com o esférico à ficar à mercê de Hugo Vieira. Na tentativa de recuperar o esférico, Paulo Lopes cometeu falta sobre o avançado do Gil Vicente, com o árbitro a assinalar grande penalidade e a dar ordem de expulsão ao guarda-redes do Feirense.
Cláudio, na transformação do castigo máximo, viu Douglas negar-lhe o golo com uma boa defesa junto ao poste direito.
Apesar de passar a jogar com menos um elemento, o Feirense manteve-se firme nas suas acções defensivas, contrariando as ténues investidas do Gil Vicente. A equipa de Quim Machado tentou apostar quase sempre no contra-ataque, mas sem produzir efeito nas suas acções, já que o Gil Vicente dominou o jogo a meio-campo.
No entanto, aos 92 minutos, o Feirense quase marcava, com André Fontes a tirar um adversário do caminho já dentro da área, mas a rematar para as mãos de Adriano.
Em cima do apito final, o Gil Vicente também ficaria reduzido a 10 elementos por expulsão de Pedro Moreira, que viu o segundo cartão amarelo após entrada dura sobre Sténio.
Com este resultado, o conjunto de Santa Maria da Feira ocupa o 10.º posto com 15 pontos, menos um que o Gil Vicente, que é nono.
Num jogo disputado no Estádio Marcolino de Castro, em Santa Maria da Feira, arbitrado por cerca de 1400 espectadores, as equipas alinharam do seguinte modo:
Feirense: Paulo Lopes, Luciano, Pedro Queirós, Stopira, Diogo Cunha, Ludovic, Sténio, Hélder Castro (Douglas, 65), Varela, Diogo Rosado (André Fontes, 46) e Buval.
Suplentes: Douglas, William, Miguel Pedro, Mika (Ludovic, 77), Jonathan, Siaka Bamba e André Fontes.
Gil Vicente: Adriano, Daniel, Pedro Moreira, André Cunha, Guilherme (Roberto, 70), Cláudio, Halisson, Luís Carlos (Tó Barbosa, 46), Hugo Vieira , Júnior Calçara e Richard.
Suplentes: Jorge Batista, Sandro, Laionel (Hugo Vieira, 90), Tó Barbosa, Mauro, Roberto e Luís Manuel.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Tó Barbosa (53) e Pedro Moreira (69 e 90+3). Cartão vermelho directo para Paulo Lopes (63). Cartão vermelho por acumulação para Pedro Moreira (90+3).