Feitiço final de William para matar as dificuldades. FC Porto vence em Salzburgo na Liga Europa
No jogo em que os dragões quase não venceram pela primeira vez na era Farioli, a magia apareceu no último lance
Corpo do artigo
Até agora, o dragão de Farioli só sentiu o sabor da vitória e esteve quase provar um aroma diferente até ao golaço de William Gomes. O FC Porto venceu esta quinta-feira o Salzburgo por 1-0, na primeira jornada da fase regular da Liga Europa.
Bednarek e Ratkov ainda marcaram ao longo do jogo, mas houve irregularidades em ambos os lances, até que William Gomes, praticamente no último lance do jogo, deu a vitória ao FC Porto.
Para a estreia pelos dragões nas competições europeias, Francesco Farioli lançou praticamente os mesmos onze que venceram o Rio Ave na última sexta-feira, mas promoveu Zaidu à titularidade, remetendo Francisco Moura para o banco. Entre os suplentes, destaque para os regressos de Alberto Costa e Martim Fernandes, após lesão.
E os dragões entraram logo a criar perigo. Gabri Veiga bateu um canto da direita para a área, a defensiva austríaca afastou para a entrada da área, onde Borja Sainz rematou à barra da baliza de Schlager.
O Salzburgo assustou aos 12 minutos, quando Ratkov apareceu na cara de Diogo Costa, ultrapassou-o e rematou, mas Kiwior apareceu no caminho da bola e afastou o perigo. Logo a seguir, foi Diabaté a aparecer em boa posição para marcar, mas o remate foi desviado pela defensiva portista.
Aos 21 minutos, Gabri Veiga voltou a bater um canto à direita, Froholdt desviou ao primeiro poste e Samu devolveu para o meio ao segundo, com Bednarek a rematar para o fundo das redes, mas o lance foi invalidado por causa de um toque com o braço do avançado espanhol.
Bisdstrup e Froholdt tentaram visar as balizas dos adversários, mas a maior oportunidade até ao intervalo esteve na cabeça de Gabri Veiga, a cruzamento de Pepê, mas o remate saiu à figura do guarda-redes austríaco.
Com uma entrada pouco agressiva na segunda parte, Francesco Farioli fez três alterações na equipa logo aos 53 minutos, com as saídas de Zaidu, Garbi Veiga e Pepê para as entradas de Francisco Moura, Martim Fernandes e William Gomes.
Os austríacos pareciam melhores e aos 57 minutos marcaram, por Petar Ratkov, mas o lance foi invalidado por fora de jogo.
Depois de muito tempo sem oportunidades de golo, o Salzburgo esteve muito perto de marcar aos 79 minutos, com Vertessen a aparecer isolado na cara de Diogo Costa, mas a rematar ao lado.
Aos 85 minutos, Rodrigo Mora bateu um canto à esquerda e Bednarek, ao primeiro poste, esteve muito perto de marcar.
Quando parecia que o jogo ia mesmo acabar com o nulo, William Gomes pegou na bola em zona central e, ainda fora da área, rematou em arco e a bola entrou junto ao poste da baliza de Schlager para delírio de jogadores e adeptos portistas.
Pouco tempo houve para jogar depois do golo e o FC Porto acabou mesmo por garantir os primeiros três pontos na Liga Europa.
Onze do Salzburgo: Schlager, Lainer, Gadou, Ramussen, Terzic, Yeo, Bidstrup, Diabate, Alajbegovic, Baidoo e Ratkov.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, Pablo Rosario, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Zaidu, Alan Varela, Victor Froholdt, Gabri Veiga, Pepê, Borja Sainz e Samu.
Suplentes do Salzburgo: Zawieschitzky, Hamzic, Kitano, Onisiwo, Vertessen, Kratzig, Kjaergaard, Diambou, Gourna-Douath, Trummer, Aguilar e Zikovic.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, João Costa, William Gomes, Alberto Costa, Prpic, Deniz Gül, Alarcon, Martim Fernandes, Gabriel Brás, Francisco Moura, Rodrigo Mora e João Teixeira.