Fernando Pimenta dá a primeira medalha a Portugal nos Europeus de canoagem
Bronze nos Europeus de canoagem é sinal de «maior maturidade», diz o canoísta. Fernando Pimenta tem mais duas finais no domingo.
Corpo do artigo
O canoísta Fernando Pimenta conquistou este sábado a primeira medalha para Portugal nos Europeus de Racice, na República Checa, com o bronze em K1 1.000.
Repetindo o 'metal' de 2011, na altura em Belgrado, Sérvia, onde em 2007 foi também campeão da Europa júnior, Pimenta apenas perdeu para os campeões da Europa e do Mundo, e medalhados olímpicos, Max Hoff, da Alemanha, e Rene Poulsen, da Dinamarca.
O germânico impôs-se em 3.33,416 minutos, deixando Poulsen a 1,664 segundos e Fernando Pimenta, que andou sempre nos lugares da frente, a 2,200.
Fernando Pimenta atribuiu a medalha a uma "maior maturidade", um pódio que dá confiança para os Mundiais de agosto, que apuram para o Rio2016.
"Este bronze tem grande importância para mim, pois dá confiança voltar às medalhas e pódio em grande competição internacional, com grande nível. Tive boas sensações, fiz boa prova, com maior maturidade. Estou mais experiente do que em outras épocas", disse em declarações à agência Lusa.
Pimenta, que também tinha sido bronze nos Europeus de 2011, em Belgrado, Sérvia, explicou a "prova muito rápida": "Senti-me bem na primeira parte. Como o treinador Hélio Lucas me disse, tentei segurar ao máximo o alemão [Max Hoff], que é muito constante e sobe sempre na parte final. Costumo perder distância para os adversários no fim, mas estou a trabalhar bem essa parte. O objetivo é continuar a melhorar".
Agora, para os Mundiais de Milão, que de 20 a 23 de agosto definem o apuramento olímpico, Fernando Pimenta deseja fazer "mais e melhor", pois esse é o caminho para brilhar no Rio2016.
Fernando Pimenta tem mais duas finais no domingo, a de K4 1.000 com João Ribeiro, Emanuel Silva e David Fernandes e a de K1 5.000, tendo sido bronze em ambas em 2014.