A FIFA vai ainda criar um fundo para "ajudar os membros da comunidade futebolística afetados" pela Covid-19.
Corpo do artigo
A FIFA vai doar nove milhões de euros à Organização Mundial de Saúde (OMS) para combater a pandemia de Covid-19, avançou esta segunda-feira Gianni Infantino, presidente da entidade que rege o futebol mundial, que também apelou à contribuição dos jogadores.
"Graças à sua sólida situação financeira, a FIFA está em condições de propor medidas de solidariedade proativas dirigidas especificamente à crise do coronavírus", revelou em comunicado o líder da FIFA, especificando que a decisão oficial vai ser tomada na quarta-feira, numa reunião telefónica entre os dirigentes da organização.
  11940068
  
Infantino vai sugerir uma "contribuição direta de 10 milhões de dólares" ao Fundo de Resposta Solidária Covid-19 da OMS, bem como a criação de um Fundo Mundial de Assistência ao Futebol para "ajudar os membros da comunidade futebolística afetados por esta crise".
O presidente da FIFA apela a todos os futebolistas para "contribuírem neste esforço".
A FIFA também vai consultar as partes interessadas no futebol profissional para poder anunciar em breve as modificações ou dispensas temporais necessárias do Regulamento sobre o Estatuto e a Transferência de Jogadores, para proteger os contratos dos futebolistas e dos clubes.
O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 180 mil pessoas, das quais mais de 7.000 morreram. Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.
Em Portugal há 448 pessoas infetadas, segundo o mais recente boletim diário da Direção-Geral da Saúde, mais 117 do que na segunda-feira, dia em que se registou a primeira morte no país.