A FIFA anunciou hoje que a Taça das Confederações, a competição que costuma servir de antecâmara ao Mundial de futebol, não se disputará em 2021 no Qatar, no ano que antecede a organização do campeonato naquele país.
Corpo do artigo
Segundo revelou o secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke, o torneio será jogado «num país asiático», mas que a possibilidade do Qatar foi excluída devido ao clima.
A Taça das Confederações de futebol reúne habitualmente os campeões mundiais em título, na ocasião será o país que conquistar o troféu na Rússia2018, os anfitriões do Mundial seguinte e os países campeões das seis confederações.
A FIFA tem como certo que a competição não será no Qatar, mas ainda não decidiu qual o país asiático que a receberá.
Na terça-feira, um grupo de trabalho da FIFA deixou a recomendação que o Mundial2022 do Qatar se realize entre 26 de novembro a 23 de dezembro, devido às elevadas temperaturas no país.
Uma decisão final sobre as datas do Mundial de 2022 será tomada na próxima reunião do Comité Executivo, prevista já para 19 e 20 de março, em Zurique.
Entretanto, Valcke também salientou hoje que continuam a existir problemas com os trabalhadores imigrantes na construção dos estádios no Qatar, mas que "está feliz" com os passos que têm sido dados.
«É certo que existem problemas e coisas a serem resolvidas», reconheceu o secretário-geral da FIFA, acrescentando, todavia, que o Qatar tem adotado as normas recomendadas e que tem feito «grandes avanços».