Filho do dragão Mora na liderança provisória: FC Porto vence Boavista. Veja os golos
A cria dos azuis e brancos assegurou o lugar dos dragões na liderança provisória da I Liga. No dia em que Pinto da Costa celebra 87 anos, Samu bisou aos 88 minutos
Corpo do artigo
O FC Porto isolou-se este sábado, provisoriamente, na liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao golear em casa o Boavista por 4-0, no dérbi portuense da 16.ª jornada.
O cruzamento bem medido de Martim Fernandes permitiu assistir Samu, que abriu o marcador ao atirar para o fundo das redes axadrezadas, aos 31 minutos. A vantagem dos azuis e brancos era magra até à segunda parte, mas a partir dos 55 minutos tudo mudou. Nico González reforçou e a cria do dragão, Rodrigo Mora, de 17 anos, consolidou, levando a bancada a fazer-lhe uma ovação.
Pinto da Costa faz 87 anos este sábado e Samu deixou-lhe uma prenda na chuteira: o jogador espanhol assinalou a data ao bisar aos 88 minutos.
O conjunto de Vítor Bruno, vencedor pela terceira ronda seguida, passou a somar 40 pontos, contra 38 do Benfica e 37 do Sporting, que se defrontam no domingo em Alvalade, enquanto o Boavista caiu para 17.º e penúltimo, com 12.
O início da partida foi contudo atribulado, com o Boavista a conseguir solidez no arranque. No entanto, a partir dos 24 minutos, os azuis e brancos respiraram de alívio e mostram-se mais confiantes até ao fim da primeira parte.
Já nos 25 minutos deu-se a primeira grande oportunidade de golo para os dragões, que acabou desperdiçada: o passe de Pepe criou perigo, mas o objetivo não foi concretizado por Samu, que rematou com uma trajetória fraca.
Antes do início da partida, foi tempo de homenagear o antigo presidente do FC Porto Pinto da Costa, em dia de aniversário.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Nehuén Pérez, Otávio, Galeno, Eustáquio, Nico González, André Franco, Rodrigo Mora, Pepê e Samu
Onze do Boavista: César, Salvador, Bozeník, Reisinho, Pedro Gomes, Vukotic, Filipe Ferreira, Augusto, Rodrigo Abascal e Bruno Onyemaechi
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Tiago Djaló, Vasco Sousa, Iván Jaime, Namaso, Alan Varela, Deniz Gül, Gonçalo Borges e João Mário
Suplentes do Boavista: Tomé, Namora, Machado, Gonçalo Miguel, João Barros, Alex Marques, Diego Llorente, Tomás e Marco