O surfista brasileiro manteve a invencibilidade em finais e deixou o dia do surfista português a umas décimas de ser o melhor de sempre.
Corpo do artigo
Numa final incrivelmente disputada, Filipe Toledo foi mais forte e acabou por vencer Frederico Morais. Com 18 pontos, fruto de uma onda pontuada com 9,17 e outra com 8,83, o surfista brasileiro superiorizou-se a Kikas por escassos 0,27 pontos.
Ao contrário da meia-final, em que Frederico Morais entrou a matar, com as duas ondas que lhe valeriam a qualificação para a final, desta vez a prestação do surfista português foi sempre a subir. Subiu muito e a melhor onda da final até foi sua - 9,40 -, mas não foi suficiente para bater Filipe Toledo.
Quando Kikas ainda procurava uma boa onda, já Filipe Toledo tinha aberto as hostilidades, com um 9,17. Só um bom bocado depois Frederico Morais respondeu com um 8,33, o que deixou os dois surfistas com 15 pontos (soma das duas melhores ondas). O problema é que logo de imediato Toledo melhorou a nota da segunda melhor onda para também 8,33, deixando-o com um total de 17,5 pontos.
A precisar de um 9,17 para vencer, Kikas lançou-se com confiança e conquistou um 9,40, que nem deu para celebrar, não tivesse o adversário brasileiro voltado a melhorar a segunda marca, para 8,83. Toledo chegava aos 18 pontos e Frederico Morais mantinha-se nos 17,73.
Numa final de excelência, Filipe Toledo foi mais forte e, pela quarta vez em outras tantas finais na carreira, voltou a vencer. Com esta prestação, Kikas vai saltar da 18ª para a 12ª posição no campeonato, tendo garantido também a presença no circuito em 2018.
TSF\audio\2017\07\noticias\20\frederico_morais_1
TSF\audio\2017\07\noticias\20\frederico_morais_2
No final, e enquanto recebia o prémio referente ao segundo lugar, Frederico Morais destacou a "semana espetacular", com condições que nunca viu, parecidas com as que tem em casa. Para Kikas foi uma honra surfar contra os maiores campeões do mundo, não esquecendo o papel de Dog Marsh, o seu treinador. "Obrigado Portugal".
TSF\audio\2017\07\noticias\20\frederico_morais_3