Ao contrário da irmã mais velha, a Taça de Portugal, este troféu não tem proporcionado grandes surpresas. Em vez de chocar, tem por hábito coroar as grandes temporadas do Benfica.
Corpo do artigo
Esta sexta-feira, Benfica e Marítimo jogam os últimos 90 minutos da temporada, na final da Taça da Liga, marcada para as 19h45. Para o Benfica, é a oportunidade de conquistar mais um troféu, depois de celebrado o tricampeonato. E, se a história ajudar, a Taça da Liga está para o Benfica em ano de campeonato como a fava para o bolo-rei - nunca falha.
É que desde que o troféu existe - esta será a nona edição -, o Benfica levantou o "caneco" em seis ocasiões, três delas nos anos em que foi campeão. Para ajudar à festa, o jogo desta sexta-feira é uma reedição da final do ano passado, que o Benfica venceu por 2-1, também no Estádio Cidade de Coimbra, o mesmo palco do jogo desta sexta-feira.
Mas atenção, que taça que é taça tem sempre muitas surpresas, e o Marítimo tem-se revelado uma força quase imparável na luta por este troféu. A entrada dos insulares na fase de grupos da Taça da Liga até começou com uma vitória magra sobre a Académica, mas o melhor ainda estava para vir. Na fase de grupos, o Marítimo venceu o Feirense, FC Porto no Dragão, e cedeu um empate frente ao Famalicão. Foi o suficiente para avançar na competição, onde deu de caras com a surpresa da competição, o Portimonense.
O empertigado Portimonense, que vinha da longínqua primeira fase da prova, teve de dobrar o Desp. Aves e o Penafiel antes de chegar à fase de grupos. Não contente, e já entre os grandes, venceu o Arouca, Sporting e Paços de Ferreira, chegando às três vitórias em três jogos, algo só conseguido pelo Benfica. Não podendo sobreviver os dois tomba gigantes, Marítimo e Portimonense defrontaram-se nas meias-finais, com a vitória a cair para o lado dos homens da Madeira.
A chegada do Benfica à final não foi tão impressionante e terá de ser considerada mais óbvia. Vitórias sobre Nacional, Oriental e Moreirense permitiram o pleno na fase de grupos. Seguiu-se um emocionante confronto com o Sp. Braga, nas meias-finais, com o Benfica a vencer por 2-1, mesmo após um calafrio inicial, com um golo de Rafa a abrir o marcador.
Pela quinta vez, a final da Taça da Liga disputa-se no Estádio Cidade de Coimbra, a casa da Académica, que esta temporada desceu à segunda liga. Em quatro finais na cidade dos estudantes, o Benfica marcou presença em três e venceu-as todas. Se esta sexta-feira for de glória para o Benfica, os encarnados fazem também o tri na Taça da Liga, comprovando que as boas prestações nas duas competições andam sempre de braço dado.