O português Vasco Ribeiro mostrou-se, este domingo, feliz por ter vencido o brasileiro Adriano de Souza e disse que chegar à final do Moche Rip Curl Pro Portugal seria um "sonho", de preferência contra Frederico Morais.
Corpo do artigo
O campeão do mundo de juniores venceu hoje o número dois do 'ranking' mundial de surf e um dos principais candidatos ao título, Adriano de Souza, e apurou-se para a quarta ronda da etapa portuguesa.
Na primeira vez que participa no evento, após receber um 'wild card', Vasco Ribeiro descreveu a vitória como uma "sensação incrível".
"Sabia que ia ser um 'heat' muito difícil. Acima de tudo queria divertir-me e chegar o mais longe possível, dar o meu melhor e apanhar as melhores ondas", afirmou.
Apesar de contente com a vitória, o português não escondeu o favoritismo pelo 'mineirinho' na luta pela conquista do título mundial.
"O 'mineirinho', este ano, merece ser campeão do mundo. Há muitos anos que está no 'tour' e é um surfista que admiro muito. Por outro lado também fiquei aliviado porque o Fanning também perdeu e a decisão vai ser no Havai e vai ser, de certeza, emocionante", sustentou.
Fazer história é "ótimo", mas Vasco Ribeiro, 38.º do 'ranking' de qualificação, quer ainda mais.
"Estou aqui para ir o mais longe possível e fazer bom surf para as pessoas aqui na praia", contou.
O português espera agora "eliminar mais um ou outro" e reconhece que gostava de chegar à final.
"Esse é o sonho, chegar à final, de preferência eu e o 'Kikas'", concluiu.
Frederico Morais, também hoje, eliminou o número um do circuito mundial de surf e três vezes campeão do mundo, o australiano Mick Fanning.
Os dois portugueses obrigaram os principais candidatos ao título a decidirem a luta na última etapa do circuito, em Pipeline.
Na quarta ronda, 'Kikas' vai defrontar o australiano Joel Parkinson e o norte-americano Nat Young.
Vasco Ribeiro ainda só conhece um dos seus adversários, o havaiano Keanu Asing.
O período de espera do Moche Rip Curl Pro Portugal prolonga-se até 31 de outubro, na praia de Supertubos, em Peniche.