O 52.º Rali de Portugal arranca para a estrada esta quinta-feira.
Corpo do artigo
Jari-Matti Latvala, ao volante de um Toyota Yaris, estabeleceu o melhor tempo, esta manhã, no habitual 'shakedown' do Rali de Portugal, que decorreu em Baltar, no concelho de Paredes.
O piloto finlandês assinou, na 3.ª e última passagem ao traçado de 4,60 km, a marca de 3.03,5 minutos, menos três décimos que Sébastien Ogier, em Ford Fiesta, e Thierry Neuville, em Hyundai i20.
O 3.º tempo, com mais 7 décimos, pertenceu «ex aecquo» a Kris Meeke, (Citroen C3) e Andreas Mikkelsen (Hyundai i20).
Hayden Paddon (Hyundai i20), a 8 décimos, e Ott Tanak, em Toyota Yaris, a 1 segundo, rubricaram os tempos seguintes.
Entre os portugueses, Miguel Barbosa (Skoda Fabia), foi o mais rápido; José Pedro Fontes, a estrear o Citreon C3, gastou mais 3,6 segundos e Armindo Araújo, em Hyundai i20, ficou a 4,0 segundos.
Entre os inscritos no WRC2, Pontus Tidemand destacou-se e superou a concorrência por cerca de 3 segundos e assumiu maior favoritismo à vitória nesta categoria.
Outro sueco, Emil Bergkvist (Ford Fiesta R2) levou a melhor em WRC3, logo seguido do compatriota Dennis Radstrom, em carro idêntico.
Os concorrentes deixam a Exponor, em Matosinhos, rumo a Guimarães, onde está prevista, pelas 18h25, uma sessão de autógrafos no campo de S. Mamede, junto ao castelo, de onde será dada a partida às 18h10 horas.
A superespecial de Lousada (3,380 km), às 19h00, marcará o arranque em termos competitivos do 52.º Rali de Portugal.