
Ivo Pereira/Global Imagens
O desejo do presidente do Gil Vicente que não esquece o "caso Mateus", a goleada do FC Porto e o empate do Sporting na Liga dos Campeões, o novo dono da baliza do Benfica, são temas da revista de imprensa desportiva.
Corpo do artigo
O Presidente do Gil Vicente, António Fiúsa, quer ver Gilberto Madaíl na cadeia. A notícia está nas primeiras páginas do Record e do Jogo. Em causa está ainda o chamado "caso Mateus".
Ontem, António Fiúsa, em conferência de imprensa, garantiu que «enquanto for vivo o assunto não será esquecido». Na época 2005/2006, uma polémica relacionada com a utilização do jogador Mateus levou a Liga de clubes a despromover o Gil Vicente para a Liga de Honra e a decretar a permanência do Belenenses.
O Clube de Barcelos reclama uma indemnização da FPF de 8,6 milhões de euros. Ontem, António Fiúsa anunciou também que quando for dada razão ao Gil Vicente vai pedir penas de prisão para os elementos da antiga direção da Federação e para Cunha Leal, ex-diretor executivo da Liga de Clubes.
Em declarações ao Record, Gilberto Madaíl garantiu que está de «consciência tranquila». Diz que sempre agiram de boa fé na Federação. «Cadeia? Fico a aguardar. Tenho muitas dúvidas sequer que a indemnização pedida tenha fundamentação».
Um «dragão esmagador» e um «leão inexperiente». É desta forma que A Bola resume as exibições do FC Porto e do Sporting no primeiro jogo da Liga dos Campeões.
O FC Porto esmagou os bielorussos do Bate Borisov por 6-0. O jogador do momento, o argelino Brahimi marcou três golos. O jornal O Jogo conclui que as grande noites europeias voltaram ao Dragão. O resultado de ontem foi o melhor de sempre do FC Porto na Liga dos Campeões.
No grupo dos "azuis e brancos", o Atlético de Bilbao empatou a zero com o Shaktar.
Na Eslovénia, o Sporting chegou aos 90 minutos a ganhar por 1-0, com um golo de Nani, mas não conseguiu segurar o resultado. Nos descontos, o filho de Zahovic marcou pelo Maribor e empatou o jogo. O golo resulta de um erro claro dos centrais do Sporting. O Record diz que foi «uma dupla traição» e O Jogo escreve: «centrais a vapor».
No grupo do Sporting as quatro equipas estão com 1 ponto no final da primeira jornada. O Chelsea também empatou a um golo com os alemães do Schalke .
No Grupo F, o Barcelona ganhou mas foi assobiado em Camp Nou. Os catalães só conseguiram marcar um golo ao Apoel dos portugueses Mário Sérgio, Tiago Gomes e Nuno morais.
Em Munique, encontraram-se dois candidatos à vitória na Liga dos Campeões. O Bayern ganhou ao Manchester City por 1-0. O golo de Boateng chegou aos 90 minutos. A Roma goleou o CSKA por 5-1. O ex-portista Iturbe marcou o primeiro golo do encontro.
Na Liga Europa, o Rio Ave estreia-se hoje na fase de grupos. Joga em Vila do Conde com os ucranianos do Dínamo de Kiev. O Estoril defronta, na Holanda, o PSV.
O Jogo e A Bola adiantam que a estreia de Júlio César na baliza do Benfica vai acontecer no domingo, frente ao Moreirense. O internacional brasileiro está recuperado de uma lesão e segundo a imprensa está pronto para substituir Artur.