Benfica de serviços mínimos. Primeiro empate de Lage foi suficiente para chegar aos oitavos
Benfica empatou com o Galatasaray (0-0) e passou aos oitavos de final da Liga Europa, depois de a equipa da Luz ter trazido uma vantagem valiosa da Turquia.
Corpo do artigo
A história fez-se na Turquia. Em Lisboa, o Benfica geriu mais do que jogou, no segundo e decisivo jogo dos 16 avos de final da Liga Europa. Com Florentino e Gedson de novo titulares nas competições europeias, Bruno Lage voltou a não poupar na frente de ataque, com os habituais João Félix e Seferovic. Perante quase 50 mil adeptos, as águias empataram sem golos frente ao Galatasaray, depois da vantagem trazida da Turquia. O futuro dos encarnados passa já pelo sorteio a realizar esta sexta-feira, às 12h00.
O jogo começou quente no Estádio da Luz, com João Félix perto do golo logo aos dois minutos mas o árbitro marcou falta de Seferovic sobre um adversário. A bola ainda entrou na baliza, mas não contou.
Os encarnados construíam mais uma jogada pelo lado direito, aos 8', e desta vez faltou a pontaria a Franco Cervi, que atirou ao lado do poste após uma assistência de Pizzi.
Aos 15', de jogo havia mais Benfica. A equipa de Lage atacava mais e os turcos erravam mais, principalmente passes, o que permitiu vários contra-ataques dos encarnados.
O Galatasaray cresceu um pouco no jogo, construiu algumas oportunidades, principalmente de livre, mas sem conseguir criar grande perigo à equipa de Vlachodimos.
Uma das melhores hipóteses surgiu na baliza dos turcos, onde foi Marcão quem esteve perto de marcar... um autogolo. Seferović veio da esquerda, cruzou para João Félix e Marcão cortou a bola. Quase era golo para os encarnados.
Já Pizzi obrigou Muslera à melhor intervenção da noite, até então, com um remate à entrada da lua que levou o guarda-redes do Galatasaray a esticar-se e a 'salvar' a equipa.
O primeiro tempo terminou com várias oportunidades - não extraordinárias - e nenhum golo.
Segunda parte mais apagada
O Benfica entrou mais ameaçador do que o Galatasaray no segundo tempo, mas o golo teimava em não aparecer e num contra-ataque os turcos assustaram e estiveram muito perto de marcar.
Aos 59', Bruno Lage decidiu lançar Rafa Silva para o lugar de Franco Cervi.
O Galatasaray pressiona mais o Benfica quando o relógio ronda os 60 minutos de golo, tem oportunidades mas não consegue chegar ao golo.
Aos 75', João Félix sai para a entrada de Jonas e aos 84' Gabriel entrou para a saída de Pizzi.
No final da partida valeu o empate sem golos e, como tal, o resultado que a equipa de Bruno Lage trouxe da Turquia, 2-1, em casa do adversário.
Onze do Benfica: Vlachodimos, André Almeida, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo; Florentino, Gedson, Pizzi, Cervi; João Félix e Seferovic.
Onze do Galatasaray: Muslera, Ferreira, Belhanda, Donk, Ndiaye, Onyekuru, Luyindama, Marcão, Nagatomo, Feghouli e Diagne.
Suplentes do Benfica: Svilar, Corchia, Gabriel, Jonas, Zivkovic, Samaris e Rafa.
Suplentes do Galatasaray: Cipe, Calik, Inan, Gumus, Bayram, Akbaba e Akgun.