Fórmula 1: Alonso torna-se no primeiro a "bisar" e reassume liderança do Mundial

Fernando Alonso
Reuters
A vitória no Grande Prémio da Europa, oitava das 20 provas do calendário, permitiu hoje ao espanhol Fernando Alonso (Ferrari) reassumir a liderança do Mundial de Fórmula 1 e tornar-se no primeiro piloto a "bisar" esta época.
Corpo do artigo
No circuito urbano de Valência, depois de ter saído do 11.º lugar da grelha, Alonso cumpriu as 57 voltas em 01:44.11,841 horas, deixando o finlandês Kimi Raikonen a mais de seis segundos, e o alemão Michael Schumacher, a 12, segundo e terceiro, respetivamente.
A prova de Valência fica também marcada pelo regresso de Schumacher, sete vezes campeão mundial, ao pódio, após uma ausência de sete anos, período durante o qual esteve três anos sem competir.
O triunfo de Alonso, que já tinha sido o mais rápido no GP da Malásia, permitiu-lhe recuperar a liderança do Mundial de pilotos, com 111 pontos, que lhe tinha sido "roubada" há duas semanas por Lewis Hamilton.
O britânico, que ocupa agora a terceira posição do Mundial (88), atrás do australiano Mark Webber, segundo, abandonou na penúltima volta após um choque com o venezuelano Pastor Maldonado (Williams).
O atual bicampeão mundial, Sebastian Vettel (Red Bull), que saiu da "pole position", e o francês Romain Grosjean (Lotus), abandonaram devido a problemas técnicos.
«Foi uma das vitórias mais bonitas da minha carreira, um pouco como aquela que consegui no GP de Espanha de 2006, em Barcelona», afirmou Alonso - que há seis anos representava a Renault -, acrescentando: «hoje foi ainda mais importante porque venci diante do meu público e com um Ferrari».
O piloto, natural de Oviedo, disse ainda que o fim de semana «tem sido muito bom para o desporto espanhol", lembrando a "vitória da 'Roja'», adversária de Portugal nas meias-finais no Euro2012 de futebol.
Logo na saída, Alonso ganhou três posições e subiu mais duas após a 15ª volta durante a qual fez uma mudança de pneus. Na 30ª das 57 voltas ao circuito, o espanhol voltou às "boxes", tal como Hamilton, numa altura em que o safety car estava em pista devido a um choque entre o finlandês Heikki Kovalainen e o francês Jean Vergne.
No regresso, o piloto das Astúrias, campeão mundial em 2005 e 2006, "atacou" Romain Grosjean, assumiu a segunda posição e pouco depois a liderança da corrida, após o abandono de Vettel, que procurava o terceiro triunfo consecutivo no circuito de Valência.
A nona prova do campeonato do Mundo de fórmula 1 disputa-se a 8 de julho, no circuito de Silverstone, na Grã-Bretanha.