
Porto Canal
Em comunicado, a Federação faz saber que vai apurar responsabilidades dos atos registados. O Benfica sagrou-se campeão nacional em juvenis ao empatar 1-1 com o FC Porto.
Corpo do artigo
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vem hoje, através de comunicado, repudiar e condenar de forma veemente os incidentes registados este domingo no final da partida FC Porto-Benfica, do Campeonato Nacional de juvenis.
A FPF fez ainda saber que vai pedir de imediato uma averiguação por parte do Conselho de Disciplina para que sejam «apuradas todas as responsabilidades dos atos registados este domingo».
O Benfica sagrou-se hoje campeão nacional de juvenis de futebol, ao empatar 1-1 com o FC Porto, no campo deste.
O FC Porto adiantou-se no marcador aos 58 minutos, por Pelé, mas Gonçalo Guedes, de livre direto, empatou aos 80 minutos de um jogo bem disputado e sem casos, mas que terminou da pior maneira, com agressões entre jogadores e outros elementos das duas equipas.
[sapovideo:GqtdMpadvRtiksDFt1In]
Após o apito final, os jogadores das duas equipas iniciaram uma troca de palavras, ao que se seguiram empurrões, agressões entre atletas e alguns membros das duas equipas, provocações e perseguições em pleno relvado, apesar dos esforços dos dois lados para deitar "água na fervura", em incidentes que se prolongaram por vários minutos e envolveram também adeptos.
«Em nome da FPF, venho por este meio condenar estes incidentes altamente lamentáveis, sobretudo quando se registam ao nível das camadas de formação», pode ler-se no referido comunicado, assinado pelo vice-presidente Carlos Coutada.
O dirigente invocou a sua própria experiência para concluir que se tratou de «um caso de exceção, certamente provocado por fatores externos à competição», onde por norma impera «o ambiente amigável e o espírito de equipa».