A França qualificou-se hoje para os quartos de final do Mundial de futebol de 2014, ao vencer a Nigéria por 2-0, num encontro disputado em Brasília.
Corpo do artigo
Paul Pogba, aos 79 minutos, e Joseph Yobo, aos 90+2, na própria baliza, selaram o triunfo dos franceses, que garantem pela oitava vez a presença no "top 8", na sua 14ª presença num Mundial.
Apesar da intensidade tática entre duas equipas, que, desde o primeiro momento, procuraram apoderar-se da intermediária alheia, só aos 22 minutos é que se assistiu a uma boa ocasião de golo. Um lance de Pogba que assustou os africanos, que recuaram um pouco mais no terreno, oferecendo a iniciativa aos europeus.
O primeiro quarto de hora da segunda parte foi em tudo idêntico a quase toda a primeira parte, o que levou os treinadores a mexer nos "onzes": Deschamps trocou Giroud por Griezmann e Stephen Keshi tirou Onazi e fez entrar Gabriel.
A primeira seleção a conseguir resultados táticos convincentes foi a da Nigéria, quando Odemwingie, aos 65 minutos, disparou à entrada da área, obrigando Lloris a defesa muito difícil.
O jogo ganhou velocidade e, com isso, lances mais perto das duas grande áreas e, aos 70 minutos, Benzema quase marcou. A França voltou a estar mais perto do golo aos 77 minutos, quando Cabaye, de fora da área, rematou contra a barra, e, dois minutos depois, através de Benzema.
O golo francês aconteceu logo a seguir, após saída incompleta de Enyeama, que não conseguiu intercetar convenientemente um canto, o que foi aproveitado com êxito por Pogba, de cabeça.
Os franceses podiam ter aumentado, aos 84 minutos, graças a um remate de Griezmann. Já em período de descontos, o defesa nigeriano Yobo, pressionado por Griezmann, fez um auto-golo na sequência de um canto, determinando o desfecho da partida e o regresso a casa da sua seleção.
Nos quartos de final, a França vai defrontar na sexta-feira, no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, o vencedor do jogo que opõe ainda hoje a Alemanha à Argélia.