Rejeitou Milan e Real Madrid porque casa era tudo. "Roma é o mar, montanhas, monumentos. Roma é, claro, os romanos. Roma, para mim, é o mundo. Este clube, esta cidade, foram a minha vida. Sempre."
Corpo do artigo
Toc, toc, toc. O barulho na porta avisava que estava alguém do outro lado. Eram homens do AC Milan, que queriam levar o pequeno Francesco, de 13 anos, para longe. Em vez de uma mudança para os que moravam em San Siro, ficou. Para sempre.
"Foi difícil dizer não ao AC Milan. Teria significado muito dinheiro para a nossa família. Mas a minha mãe ensinou-me uma lição nesse dia: a tua casa é o mais importante na vida", escreveu o "10" no The Players Tribune, em agosto de 2016. No domingo, ontem, despediu-se dos adeptos pela última vez, com uma carta, deixando os olhos molhados de quem o rodeava num abraço invisível. Disse que não sabia escrever, que sempre falou com as botas a beijar a bola, num namoro incurável e eterno. Este texto que escreveu desmente a teoria.
https://www.instagram.com/p/BUppKFXA_8v/
O amor do avô ao clube foi transmitido ao pai de Francesco, que o soube entranhar debaixo da pele do pequenote. A primeira vez no Estádio Olímpico foi aos sete anos. "Consigo fechar os olhos e lembrar o sentimento. As cores, os cânticos, o fumo. Não sei como descrever a experiência... Bellissimo."
Quando era miúdo jogava na rua, em todos os cantos e recantos da cidade, em San Giovanni. No seu quarto, posters de Giannini vestiam as paredes. "Era o capitão da Roma. Era um ícone, um símbolo. Era um rapaz de Roma. Como nós."
O seu sonho, depois de rejeitar o AC Milan, chegou: a AS Roma foi buscá-lo. A mãe, diz ele, sabia que assim seria. Pelo meio, até fechou a porta ao Real Madrid. A tentação foi forte, mas casa tem cimento mais pesado."No final, a conversa que tive com a minha família lembrou-me o que é a vida. Casa é tudo."
Vinte e cinco anos depois, acaba tudo. O barulho das botas no azulejo, a relva presa nos pítons, os cânticos, a camisola suada, os olhos enamorados dos adeptos... E porque passou ele a vida inteira no trono de Roma? "Roma é a minha família, os meus amigos, as pessoas que amo. Roma é o mar, montanhas, monumentos. Roma é, claro, os romanos. Roma, para mim, é o mundo. Este clube, esta cidade, foram a minha vida. Sempre."
l0JZNyDG3jk