Francisco desbloqueou e expulsão confortou. FC Porto regressa às vitórias em Chaves
Veja os golos. O extremo português abriu o marcador e, depois da expulsão de Pius, Evanilson e Taremi fecharam as contas.
Corpo do artigo
Muitas mudanças ocorrem neste momento no Dragão, mas se há algo que se tem mantido nesta época é que Francisco Conceição é o abre-latas. O FC Porto venceu este sábado em Chaves por 3-0 e ganha vantagem sobre o Vitória SC e o SC Braga (este à condição) na luta pelo terceiro lugar.
O jogo começou muito amorfo, mas Francisco logo lhe deu animação, com um grande golo de livre direto. Junior Pius viu dois amarelos em poucos minutos e foi expulso, deixando o caminho bastante mais confortável para os dragões. Evanilson, a fechar a primeira parte, e Taremi, a meio da segunda, fecharam as contas da partida.
Para a partida em Chaves, Sérgio Conceição teve mais uma vez de recorrer a jogadores da equipa B para colmatar ausências. Face ao onze que defrontou o Sporting, na jornada anterior, Wendell, castigado, foi substituído por João Mendes. Na frente, Galeno também ficou de fora pelo mesmo motivo, avançando Taremi para o onze.
O primeiro momento de perigo da partida esteve perto de dar um golo caricato. Diogo Costa, sem grande pressão, tentou passar para Zé Pedro, mas a bola saiu muito torta e passou perto da baliza portista.
A primeira vez que os dragões chegaram com perigo à baliza flaviense foi aos 17 minutos. Francisco Conceição fez um slalom junto à linha de fundo na direita e cruzou rasteiro, mas Taremi não conseguiu desviar da melhor forma.
O jogo parecia não querer nada com o golo, mas o golo quis e em grande estilo. Na marcação de um livre em zona frontal, Francisco Conceição disparou de pé esquerdo a contornar a barreira e a entrar na baliza flaviense.
Junior Pius, que já tinha sido protagonista na falta que deu origem ao golo, tendo encostado a cabeça ao árbitro e levado o cartão amarelo, fez uma falta dura sobre Alan Varela no lance seguinte e foi expulso por acumulação de amarelos.
Aos 37 minutos, os dragões voltaram a estar muito perto do golo. Francisco Conceição cruzou da direita e Taremi, com um pontapé acrobático, atirou ligeiramente por cima.
Pouco depois, Pepê isola Evanilson, mas o desvio do avançado saiu torto.
Cheirava a golo e ele apareceu aos 43 minutos. Na sequência de um canto, a bola sobrou para João Mendes à entrada da área que disparou muito forte para o fundo da baliza de Rodrigo. No entanto, depois da revisão do VAR, o lance foi anulado por fora de jogo.
Não foi aí, foi logo a seguir. Pepê deu para Taremi dentro da área, o iraniano deixou de calcanhar para o remate certeiro de Evanilson. O 2-0 chegou mesmo para os dragões.
O intervalo chegou pouco depois, com uma vantagem confortável dos dragões no marcador e no número de jogadores.
O segundo tempo começou com dois cabeceamentos perigosos. Primeiro, Héctor atirou por cima da baliza de Diogo Costa. A seguir, Pepê respondeu a um cruzamento de Francisco Conceição da mesma forma.
Aos 72 minutos, Pepê combinou com Baró, o português deixou de calcanhar e o brasileiro entrou na área em velocidade, onde foi derrubado por Essugo. Taremi, na conversão do penálti, fez o 3-0.
O resultado permitia-o e Sérgio Conceição aproveitou para estrear o jovem Gonçalo Sousa, de 17 anos, na equipa principal dos dragões.
A partida avançou até ao final sem mais momentos de destaque e os dragões somaram uma vitória na luta pelo terceiro lugar, deixando o Vitória SC a seis pontos e o SC Braga a três, sendo que os bracarenses só jogam no domingo. O GD Chaves está cada vez mais perto da descida, ficando a cinco pontos do Portimonense, equipa em lugar de play-off, com seis pontos por disputar.
Onze do GD Chaves: Rodrigo, Habib Sylla, Ygor Nogueira, Vasco Fernandes, Dário Essugo, Rúben Ribeiro, Hector Hernández, Kelechi, Junior Pius, Hélder Morim e João Correia.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Zé Pedro, Otávio, João Mendes, Alan Varela, Nico González, Francisco Conceição, Pepê, Taremi e Evanilson.
Suplentes do GD Chaves: Hugo Souza, Bruno Rodrigues, Cafu Phete, Benny, Paulo Victor, Steven Vit´ria, Guima, Sandro Cruz e Jô Batista.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Eustaquio, Grujic, Namaso, Romário Baró, Gonçalo Sousa, Wendel Silva e Gonçalo Borges