
O treinador da seleção nacional de futebol feminino lidera em Viseu um projeto que integra pessoas e afasta jovens das drogas, através do futebol.
Corpo do artigo
Francisco Neto tem despertado atenções nos últimos tempos por ter levado a equipa das quinas ao Europeu da categoria, mas o selecionador nacional não trabalha só nos relvados.
  TSF\audio\2017\07\noticias\27\jose_ricardo_ferreira
    
Há nove anos que o treinador coordena o projeto Jogos + Vida da Associação de Futebol de Viseu. Francisco Neto lidera uma equipa de seis de psicólogos e técnicos de desporto que, com recurso ao futebol, mas também a outras atividades, tem ajudado a afastar os jovens das drogas e a integrar na sociedade reclusos e elementos da comunidade cigana.
As ações são desenvolvidas em parceria com as escolas e com o estabelecimento prisional de Viseu e os resultados estão à vista de todos, garante Ana Rita Perez, que juntamente com Francisco Neto coordena o projeto.
Desde que teve início o Jogos + Vida já envolveu a participação de 1696 pessoas, a grande maioria jovens. Na edição deste ano, a iniciativa não chegou aos cidadãos de etnia cigana, mas em anteriores edições conseguiu que elementos da comunidade se inscrevem em clubes e quisessem ser árbitros. Resultados que enchem de orgulho o presidente da Associação de Futebol de Viseu, José Alberto Ferreira.