O reconhecimento permite à modalidade candidatar-se a integrar o programa dos Jogos Olímpico, um objetivo que, ainda assim, pode demorar anos a ser conseguido.
Corpo do artigo
O desporto de lançar um disco, conhecido como frisbee, foi este domingo oficialmente reconhecido como modalidade olímpica pelo Comité Olímpico Internacional (COI).
O reconhecimento agora conseguido abre portas a que a modalidade se possa candidatar a integrar o programa dos Jogos Olímpicos. Este objetivo pode, no entanto, demorar anos a ser conseguido, até pela intensa competição com outras modalidades olímpicas que também perseguem o mesmo objetivo.
Depois de cumprir todos os critérios para se tornar num desporto olímpico, incluindo a existência de 62 federações nacionais e salvaguardar a igualdade de género, a Federação Mundial de Disco Voador (WFDF) recebeu este aval na 128.ª sessão do COI, em Kuala Lumpur.
"Este é um marco incrível nos 30 anos de história da WFDF e mais um passo importante para a nossa federação no desenvolvimento do nosso desporto em todo o mundo", afirmou o presidente do organismo que rege o frisbee mundial, Robert Rauch, em comunicado.
A Federação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco é uma das 62 associações nacionais integrantes da WFDF, que já tinha sido reconhecida provisoriamente em 2013.