Um jogo para unir os jovens de diferentes clubes em torno da prevenção de incêndios e a plantação de 18 mil árvores. Tudo projetos por uma causa maior, diz o presidente do Benfica.
Corpo do artigo
No ecrã domina a cor vermelha, mas o objetivo é garantir que o verde, das árvores e da floresta, prevalece. O presidente do Sport Lisboa e Benfica apresentou esta quarta-feira, em Castanheira de Pera, um software que vai ser distribuído pelas escolas do ensino pré-primário do país, onde as crianças são alertadas para formas de prevenção de incêndios e as atitudes a tomar em caso de fogo em casa ou na escola.
"Usando as novas tecnologias e os jogos que os jovens tanto gostam, pareceu-nos a melhor forma de atrair a atenção para a prevenção dos incêndios e para a preservação do meio ambiente", referiu.
  TSF\audio\2018\05\noticias\23\tiago_santos_12h30_wav
    
No pavilhão da escola básica e secundária de Castanheira de Pera, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, falou de uma causa que deve unir o país, longe das divisões do futebol. "Independentemente do clube de cada um, neste jogo estamos todos do mesmo lado. Todos com a sã rivalidade nos unimos em prol de um interesse bem maior, que é a formação dos nossos jovens".
Arnaldo Costeira, diretor do ISEC, é o responsável do projeto chamado "Fica Bem Seguro". No ecrã, cores vivas, com o vermelho sempre presente, mas também o verde das árvores e da floresta. "No campo, por exemplo, numa situação de piquenique, os miúdos sabem, com este jogo, pelo menos o que dizer aos pais para fazer".
A Fundação Benfica e a Direção-Geral da Educação assinaram um protocolo para que o jogo seja espalhado pelas escolas do país. José Victor Pedroso, responsável da Direção-Geral da Educação, sublinhou a importância da formação dos jovens na prevenção. "Este trabalho que estamos a iniciar vai ter consequências muito positivas ao longo dos próximos anos", garantiu.
Para além do jogo de computador para as escolas, a Fundação Benfica lançou ainda um outro projeto, com a distribuição de caixas com sementes de árvores para alunos das escolas mais afetadas pelos incêndios do ano passado. Em novembro, 6 mil alunos vão estar envolvidos numa ação de replantação, com mais de 18 mil árvores, a maioria, carvalhos.
Ali ao lado de Castanheira de Pera, em Pedrógão Grande, o presidente do Benfica entregou ainda as chaves de uma habitação que está a ser reconstruída depois dos incêndios de junho do ano passado. Uma casa entregue em Vila Facaia, numa zona onde as marcas dos incêndios continuam visíveis, quase um ano depois dos incêndios que afetaram a região.