Apesar da importância que a comunicação social dá ao futebol. João Sedas Nunes entende que há um desfasamento desta com a verdadeira relação entre os portugueses e este desporto.
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O sociólogo João Sedas Nunes entende que o futebol «é um lubrificante das relações sociais entre os homens e é isso que torna a questão das rivalidades clubísticas particularmente importante».
«As rivalidades clubísticas servem também, no quotidiano, para que os homens troquem 'galhardetes' entre si, como as gentes do futebol dizem, e picarem-se», acrescentou este sociólogo, em declarações à TSF.
João Sedas Nunes reconheceu ainda que o «futebol e, em particular, o Benfica está na agenda do dia como tema mais importante» por causa da final da Liga Europa de quarta-feira, sobrepondo-se, por exemplo, à sétima avaliação da troika.
Apesar disto, este sociólogo entende que há um desfasamento entre a importância atribuída pelos meios de comunicação social e a relação entre os portugueses e o futebol, uma relação que «é muito clivada no género».
«Isto não quer dizer que não haja mulheres que mimetizem as formas masculinas de vibrar, mas os grandes números mostram que a relação tipicamente implicada é uma relação tendencialmente masculina», explicou.