Gabriel Barbosa suspenso dois anos por tentativa de fraude num teste antidoping
A decisão do Tribunal de Justiça Desportiva de Antidopagem do Brasil relativa a um teste realizado a 8 de abril de 2023 é passível de recurso.
Corpo do artigo
O futebolista brasileiro Gabriel Barbosa foi suspenso por um período de dois anos, até abril de 2025, por tentativa de fraude num controlo antidoping, no centro de treinos do Flamengo, anunciou hoje o clube carioca.
A decisão, passível de recurso, é do Tribunal de Justiça Desportiva de Antidopagem do Brasil, que acusa 'Gabigol', como também é conhecido, de obstrução num teste realizado em 8 de abril de 2023.
Desta forma, o antigo jogador do Benfica, que teve uma passagem fugaz pela Luz, em 2017, com apenas um golo em cinco jogos, não poderá jogar até abril de 2025, uma vez que a sanção começou a contar no dia do referido controlo antidoping.
O 'Fla' adiantou que irá "ajudar" Gabriel Barbosa neste processo, nomeadamente na apresentação do recurso junto do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), por entender que "não houve nenhum tipo de fraude, ou tentativa, que justifique a sanção aplicada".
Segundo a Procuradoria de Justiça Desportiva, o ponta de lança desrespeitou os protocolos para a realização do teste, bem como os agentes encarregados de recolher as amostras dos jogadores do Flamengo naquele dia.
O internacional brasileiro em 18 ocasiões não quis realizar o teste antes do treino, conforme está estabelecido no regulamento, foi almoçar e só mais tarde aceitou fazer a análise à urina, que também apresentou de forma irregular, obtendo um resultado negativo.
