Garantia de Varandas sobre Amorim, Moedas e o "verdadeiro leão". Eis a homenagem de Lisboa ao campeão
Os leões venceram a I Liga pela 20.ª vez na história e foram recebidos por Carlos Moedas e por milhares de adeptos na Câmara Municipal de Lisboa. Recorde aqui a festa que também passou pela TSF
Corpo do artigo
Numa curta declaração na varanda da Câmara Municipal de Lisboa, Rúben Amorim agradeceu o apoio aos adeptos do Sporting e deixou um aviso.
"O nosso corpo está aqui, mas a nossa cabeça já está no Jamor", disse o técnico, referindo-se à final da Taça de Portugal frente ao FC Porto, que vai realizar-se no domingo.
Os festejos na Câmara Municipal de Lisboa termina, depois dos discursos e dos momentos que a equipa partilhou com os adeptos presentes. A comitiva entrou nos autocarros e regressaram a Alvalade.
O presidente do Sporting, Frederico Varandas, começou por agradecer aos adeptos do Sporting.
"No passado dia 5 deram o exemplo. É notável haver uma festa com milhares e milhares de pessoas e não haver um desacato", enalteceu.
Depois, Varandas deixou a "segunda palavra" para o "eterno rival", por obrigar o Sporting a "bater todos os recordes", dizendo que foi um "digno vencido".
Para a equipa, o presidente do Sporting deixa a "história e a glória", dizendo que o título começou "no final da época passada", porque, mesmo com um quarto lugar, o clube "manteve o rumo".
"Não procurámos desculpas nem vitimização. Procurámos ser mais competentes", atira, dizendo que a conquista deste campeonato é "uma mudança de paradigma", porque é a "confirmação de uma nova era em que o Sporting deixa de olhar para cima para os rivais".
Recordando a "guerra civil" que o clube vivia há seis anos", Varandas orgulha-se de ser "um exemplo". O presidente dos leões exalta ainda o facto de ter conseguido manter a SAD nas mãos do clube, das contas positivas do último relatório e contas e do aumento do número de sócios.
Relativamente ao estádio, Varandas diz que está "cada vez mais bonito" e confirma as notícias de que o fosso irá ser fechado.
Por falar em anúncios, deixa ainda mais um e relativo a Rúben Amorim, "um dos melhores treinadores do mundo": "Temo-lo hoje, temo-lo há quatro anos e vamos tê-lo para o ano."
"O Sporting demonstra que é possível vencer com coragem, com dignidade, com integridade, sem a mancha de processos judiciais e sem qualquer guarda pretoriana paga", atira Frederico Varandas, numa clara alusão ao FC Porto e a Pinto da Costa.
Varandas conclui dizendo que hoje o Sporting é um clube "estruturado, pujante e campeão" e com desejos de voltar a ver Carlos Moedas no domingo: "Temos uma final e é para vencê-los."
O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, deu esta segunda-feira as boas-vindas aos Sporting: "Bem-vindos, campeões."
"Prometeste e fizeste. Um grande obrigado", disse o autarca, dirigindo-se a Frederico Varandas, antes de gritar: "Hoje, Lisboa é verde e branca."
Carlos Moedas também dirigiu-se a Rúben Amorim, "um verdadeiro leão", recordando as palavras do técnico no momento da apresentação: "E se corre bem?"
"Se há algo que distingue o Sporting é a união desta equipa", considera Carlos Moedas, destacando Coates, realçando o "verdadeiro exemplo do que é ser um líder", a Adán, "o homem que entrou campeão e saiu campeão", e Luís Neto.
O autarca destacou ainda Hugo Viana pelo "trabalho fantástico", antes de chegar a Frederico Varandas.
"O Frederico veio cá à Câmara e disse 'nós vamos cá voltar'", disse Carlos Moedas, deixando ainda palavras para Paulinho, o roupeiro, "uma instituição dentro da instituição".
"O Paulinho mostra-nos todos os dias que com trabalho nenhum sonho é impossível", afirmou.
E, por fim, anunciou: "Com o voto de todos os vereadores vamos dar a medalha a Manuel Fernandes."
A comitiva que integra o plantel principal dos leões, campeões nacionais de futebol, acaba de chegar à Câmara Municipal de Lisboa, onde vão ser recebidos por Carlos Moedas. Centenas de adeptos nos Paços do Concelho.
Os dois autocarros do Sporting que transportam a comitiva dos campeões nacionais de futebol já saíram do Estádio José Alvalade e vão, neste momento, a caminho da Câmara Municipal de Lisboa, onde a equipa vai ser recebida pelo presidente Carlos Moedas e será homenageada.
O presidente do Sporting, Frederico Varandas, e o goleador Viktor Gyökeres visitaram esta segunda-feira o ex-jogador dos leões Manuel Fernandes no hospital e levaram a taça de campeão nacional.
"O Presidente Frederico Varandas e o nosso @viktor_gyokeres foram visitar Manuel Fernandes ao hospital com a Taça de Campeão Nacional 23/24, antes da recepção na Câmara Municipal de Lisboa", escreveram os leões nas redes sociais, numa publicação acompanhada por uma foto de ambos a agarrar na taça.
A 29 de abril, antes de o Sporting ser campeão nacional, Tiago Fernandes, filho do antigo jogador e treinador dos leões, explicava à TSF que o que o alimentava era a possibilidade de ver os leões a erguer o troféu.
"Ele viu o jogo, vimos o jogo ao lado um do outro e foi mais um momento bonito e motivo de orgulho para ele e para lhe dar força também nesta fase, que é importante ele sentir que a história construiu ao longo da sua vida num grande clube como o Sporting valeu a pena. Não tenho dúvida nenhuma que é o que o alimenta neste momento. É a espera de ver o Sporting ser campeão. Está desejoso que isso aconteça", revelou Tiago Fernandes, depois de a equipa ter homenageado o pai ao entrar no relvado do Estádio do Dragão com camisolas antigas dos leões e o número nove nas costas antes do jogo com o FC Porto.
O antigo goleador leonino luta contra uma doença grave e o próprio Rúben Amorim deixou uma mensagem no final da partida: "O nosso Manuel Fernandes está a passar um momento muito difícil. Ficou muito feliz por vestirmos a camisola dele num jogo e numa fase tão importante. O Viktor [Gyökeres] é mais um avançado que vai ficar na História do Sporting CP, mas ainda tem de fazer muito para chegar a esse patamar."
