Mais de 10 minutos de onda contínua, quase 4 quilómetros de surf sem parar. Não terá sido a maior onda surfada por Garreth McNamara, mas foi a mais longa da sua vida.
Corpo do artigo
Depois de bater o recorde mundial da maior onda surfada, na Nazaré, Garrett McNamara lançou-se ao Rio Tejo para quebrar um outro recorde, desta vez pessoal: o da onda mais longa, assinalando assim os 50 anos de vida, celebrados no passado dia 10.
Rebocado por um barco até ganhar estabilidade na onda gerada pela hélice do motor, McNamara solta-se para surfar a onda mais longa, de forma contínua, desde a Doca de Santo Amaro à Torre de Belém. A iniciativa teve o patrocínio da Mercedes-Benz, e foi transmitida em direto na rede social Facebook (a onda começa aos 26:10):
https://www.facebook.com/mercedesbenzpt/videos/10155857749602780/
Não foi, contudo, a primeira vez que o surfista surfou no Tejo, em 2014 o surfista experimentou a "Gasoline", a onda gerada pelos catamarans que ligam Lisboa ao Barreiro:
wAIWg_YcPQo
Mas há mais. O surfista que ajudou a colocar a Nazaré no mapa do circuito mundial de ondas grandes será, pela terceira vez consecutiva, professor de surf nas "BUONDI Surf Sessions", que decorrem entre 15 e 29 de agosto nas praias portuguesas. Para além das aulas abertas à população, a iniciativa oferece aulas de surf adaptado, em parceria com a SURFaddict (Associação Portuguesa de Surf Adaptado), aulas de stand up paddle para um público com mais de 50 anos, e aulas para jovens já praticantes em escolas de surf locais.