Torneio de São Petersburgo: Gastão Elias eliminado, João Sousa segue em frente
O número dois português perdeu com o sérvio Viktor Troicki em dois sets, com os parciais de 6-1 e 6-2, em apenas 54 minutos. Antes, João Sousa tinha garantido a passagem à segunda fase.
Corpo do artigo
O tenista Gastão Elias, 61º do ranking mundial, foi hoje eliminado na primeira ronda do torneio de São Petersburgo, Rússia. No primeiro encontro entre ambos, o número dois português perdeu com o sérvio Viktor Troicki, o sétimo jogador mais cotado em prova (33º da hierarquia), em dois sets, com os parciais de 6-1 e 6-2, em apenas 54 minutos.
"Não há muito a dizer. Simplesmente notou-se a falta de ritmo. Estava a chegar às bolas um bocadinho descoordenado, os ajustes ainda não estavam bons para piso rápido", explicou à agência Lusa Gastão Elias. O tenista acredita que agora irá melhorar progressivamente a sua performance em hard court.
"Tenho mais quatro ou cinco torneios em piso rápido. Foi pena não ter tido mais tempo de adaptação, mas agora vou aproveitar até à China para treinar bem, para adaptar-me o mais possível. Hoje foi basicamente falta de ritmo, algumas opções táticas erradas, como tentar mudar de direção muito rápido no ponto. E isso é culpa da falta de adaptação a piso rápido. Mas mantenho-me positivo e pronto para os próximos torneios", garantiu.
Pouco antes da derrota de Elias, o outro português em São Petersburgo, João Sousa, 34º da hierarquia, tinha garantido a passagem à segunda ronda depois de vencer o moldavo Radu Albot, número 101 do mundo e proveniente do qualifying.
João Sousa venceu Radu Albot em três sets, pelos parciais de 3-6, 6-4 e 7-5, em duas horas e 24 minutos.
Na segunda ronda, João Sousa defrontará o russo Andrey Rublev, um jovem de 18 anos classificado no lugar 201 da hierarquia e que mereceu um convite (wild card) da organização para entrar no quadro principal.