Geny insistiu, mas Gyökeres Panenka (e não só) foi melhor: Sporting vence Rio Ave. Veja os golos
O Sporting venceu o Rio Ave por 2-0, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, com os leões a ficarem em boa posição para chegarem à final no estádio Nacional, no Jamor
Corpo do artigo
Um jogo só de leões. Com mais posse de bola e oportunidades para a equipa de Rui Borges, destaque para a exibição de Geny Catamo e Viktor Gyökeres. O internacional moçambicano inaugurou o marcador e só não bisou porque estava fora de jogo. O Estádio de Alvalade assistiu a uma novidade: o sueco cobrou uma penalidade à Panenka. Com este resultado, O Sporting ficou mais perto da sua 31.ª final da Taça de Portugal de futebol.
Os leões chegaram à vantagem aos 12 minutos, com um golaço de Geny Catamo. O internacional moçambicano marcou na sequência de um canto cobrado por Trincão.
Em cima do intervalo, os leões vestiram a máscara, com Gyökeres a marcar de penalidade à "Panenka". A penalidade foi assinalada por António Nobre após Geny Catamo ter sido derrubado na área por falta de Aguilera.
Tudo demasiado fácil para a equipa do Rui Borges, que esteve perto de ver o bis de Geny Catamo, com assistência de Gyökeres. Apesar de ter conseguido colocar de novo a bola no fundo das redes, o internacional moçambicano estava fora de jogo.
O resultado não ter sofreu alterações e a segunda parte também não foi muito diferente da primeira. Aos mesmos protagonistas, juntou-se o companheiro de ataque Trincão, que, logo aos 46, numa jogada que tinha iniciado com a abertura para Maxi Araújo, rematou por cima, após passe do sueco.
Foi um desperdício de ocasiões por parte do Sporting, com um tiro frontal de Conrad Harder por cima da baliza, um desvio de Maxi Araújo contra as pernas de um defensor adversário e até Gyökeres a rematar ao lado, aos 87.
Apesar de oportunidades para mais, o Sporting ficou-se pelo 2-0 frente ao Rio Ave e, com este resultado, assegurou uma boa posição para chegar à final da Taça de Portugal no estádio Nacional, no Jamor.
O Sporting, 17 vezes vencedor da prova, procura regressar à final, após o desaire na época passada, já com o título de campeão conquistado e celebrado frente ao FC Porto, por 2-1, após prolongamento.
Onze do Sporting: Rui Silva; Eduardo Quaresma, Diomande e St. Juste; Fresneda, Hjulmand, Debast e Maxi Araújo; Trincão, Gyokeres e Catamo
Onze do Rio Ave: Miszta, João Tomé, Panzo, Andreas Ndoj, Omar Richards, André Luiz, Aguilera, Tiknaz, João Graça, Ole Pohlmann e Clayton
Suplentes do Sporting: Franco Israel, Matheus Reis, Harder, Gonçalo Inácio, Biel, Esgaio, Quenda, Eduardo Felicíssimo e Henrique Arreiol
Suplentes do Rio Ave: Matheus Teixeira, Nelson, João Novais, Vítor Gomes, Tiago Morais, Zoabi, Vrousai, Bakoulas e Martim Neto.