Gigante Diogo Costa salva Portugal. Seleção vence Eslovénia nos penáltis e enfrenta França nos quartos do Euro
Portugal está nos quartos ao bater Eslovénia nos penáltis. Veja as defesas de Diogo Costa
Corpo do artigo
A seleção portuguesa qualificou-se esta segunda-feira para os quartos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024, ao bater a Eslovénia por 3-0, no desempate por grandes penalidades, após 0-0 nos 120 minutos, em Frankfurt, na Alemanha.
Durante a primeira parte, Portugal teve mais posse de bola e algumas boas oportunidades de golo, mas não conseguiu concretizar e acabou por ir para o intervalo com o nulo no marcador. Um primeiro tempo frouxo e que não deixou saudades.
Com várias oportunidades de golo, mas sem capacidade para finalizar, a equipa das quinas chegou ao final dos 90 minutos com o nulo no marcador, sendo obrigada a fazer mais 30 minutos para tentar levar de vencida a Eslovénia.
Já durante o prolongamento, disputado no Deutsche Bank Park, Cristiano Ronaldo falhou um penálti aos 105 minutos, que Oblak defendeu, mas, no desempate, Diogo Costa defendeu os três pontapés dos eslovenos e Portugal marcou os três.
Nos quartos de final, Portugal defronta a França - que venceu nos oitavos a Bélgica por 1-0 -, em jogo marcado para sexta-feira, em Hamburgo, a partir das 21h00 locais (20h00 em Lisboa).
Já rola a bola. É Bruno Fernandes quem dá o pontapé de saída. Começa agora o mata-mata para a seleção nacional. João Palhinha sofre a primeira falta do jogo, no primeiro minuto. As equipas estão a estudar-se uma à outra nestes minutos iniciais. Na sequência de um canto de Vitinha, Pepe não chega e, ao segundo poste, Rúben Dias faz um remate de pé esquerdo que sai ao lado do poste esquerdo.
Aos 7 minutos, Cristiano Ronaldo cai na grande área da Eslovénia, sem falta, mas estava em boa posição para marcar após passe de Rafael Leão. Ainda não estamos nos dez minutos de jogo e Portugal já teve duas oportunidades de golo. Cinco minutos depois, Bernardo Silva faz um excelente cruzamento, mas Ronaldo falha o ataque à bola e Bruno Fernandes também não chega a tempo. Mais uma boa hipótese para Portugal chegar à vantagem.
Andraz Sporar, aos 17 minutos, cai no meio campo de Portugal e pede falta, mas Vitinha nem lhe tocou e o árbitro nada assinala. Continua o jogo. Um minuto depois, Nuno Mendes também fica queixoso na sequência de um lance com um adversário. Pode ter torcido o pé. Preocupação no banco português. O camisola 19 recupera e regressa ao relvado.
Esta Eslovénia é muito direta no seu jogo. Aos 23 minutos, Nuno Mendes volta a ficar queixoso após uma falta de Andraz Sporar, mas desta vez não chega a sair do terreno de jogo. Um minuto depois, Palhinha ajeita com o braço após passe de Bruno Fernandes e o árbitro assinala falta. Logo depois, Rafael Leão faz falta sobre Adam Cerin. Martínez fica a falar com o árbitro.
Há já algum tempo que Portugal não chega à baliza adversária. Está a perder domínio. Bruno Fernandes está a falhar alguns passes. Há muitas imprecisões. Aos 31 minutos, contra-ataque perigosíssimo da equipa portuguesa. Rafael Leão é travado à entrada da área e fica caído. O árbitro mostra cartão amarelo a Vanja Drkusic pelo carrinho. Os jogadores portugueses pedem o cartão vermelho. É livre perigoso para Cristiano bater. Os adeptos gritam por Ronaldo. A bola passa a centímetros da barra e Ronaldo fica irritadíssimo.
Aos 35 minutos, Vitinha faz um cruzamento que passa a razar a cabeça de Cristiano, que volta a ficar irritado por desperdiçar mais uma oportunidade. Um minuto depois, Žan Karničnik também vê amarelo por ter travado uma finta de Rafael Leão com a mão. O livre é muito lateral, mas Ronaldo vai tentar o remate. O árbitro vai lá e diz a Ronaldo que não é bem ali, é mais perto da linha lateral. O remate sai muito ao lado do lado direito.
A Eslovénia, como quem não quer a coisa, protagonizou agora um lance perigosíssimo por falha da defesa de Portugal. É canto após corte de Nuno Mendes, que dobrou a defesa e evitou o pior. Foi o primeiro canto da Eslovénia no jogo. Aos 44 minutos, Benjamin Sesko tenta um remate do meio da rua, mas Diogo Costa encaixa. O árbitro dá 2 minutos de compensação.
A poucos segundos do intervalo, Palhinha remata em esforço, na meia lua da grande área, mas bate no poste. Portugal termina a primeira parte com perigo e os jogadores recolhem aos balneários.
Intervalo!
Começa a segunda parte. João Cancelo fez uma boa incursão pela direita e rematou já dentro da grande área. Na recarga, Bernardo Silva remata ao lado. Aos 51 minutos, Benjamin Sesko, na triangulação com Sporar, tenta o cabeceamento, mas sai ao lado da baliza. Posteriormente é assinalado fora de jogo. Três minutos depois, um esloveno chuta nas pernas de Cancelo à entrada da grande área da Eslovénia. É livre perigoso. Vamos ver se Ronaldo marca à terceira, desta vez em posição frontal, apenas um pouco descaído para a direita. Jan Oblak mete os punhos à bola para sacudir o remate de Ronaldo. Saiu à figura.
Aos 61 minutos, Benjamin Sesko arranca pelo meio-campo, com a pressão de Pepe, tenta o remate, mas a bola sai ao lado. Quatro minutos depois, Roberto Martínez faz a primeira substituição: sai Vitinha e entra Diogo Jota. Aos 70 minutos, Ronaldo vai novamente marcar um livre. Ainda é longe, mas pode ser perigoso. Cristiano remata por cima da baliza de Oblak. O capitão não está com a pontaria afinada. Dois minutos depois, Rafael Leão faz um cruzamento para a grande área da Eslovénia, mas Oblak antecipa-se a Ronaldo e agarra.
Roberto Martínez põe vários jogadores em exercícios de aquecimento. Aos 76 minutos faz nova substituição: tira Rafael Leão e põe Francisco Conceição. Há um minuto em campo, Francisco Conceição cai na área e queixa-se de falta. Há um ligeiro contacto nas costas por parte de Zan Karnicnik. O árbitro manda seguir. Os portugueses cantam nas bancadas, mas Portugal não responde em campo.
Aos 86 minutos, a Eslovénia faz também uma substituição. Sai Petar Stojanic e sai Benjamin Verbic. Três minutos depois, Ronaldo isolado remata novamente à figura de Oblak. É, até agora, a grande chance de Portugal no jogo. O árbitro dá quatro minutos de compensação. Final dos 90 minutos! Ronaldo senta-se no relvado cabisbaixo enquanto os eslovenos puxam pelos adeptos.
Começa o prolongamento. Os eslovenos fazem a festa nas bancadas. Estão a fazer história. É a primeira vez que chegam aos oitavos do Euro. Aos 95 minutos a Eslovénia ganha um pontapé de canto, mas o lance de bola parada não leva qualquer perigo à baliza portuguesa. O jogo não está a sorrir a Portugal. Exibição muito fraca da equipa das quinas. Aos 102 minutos, o árbitro assinala penálti para Portugal após Diogo Jota ter sido derrubado. A falta foi de Drkusic. Lance polémico na grande área da Eslovénia. Ronaldo prepara-se para bater. Atrás de Oblak só se veem portugueses. O guarda-redes esloveno defende para o poste. É uma defesa monumental!
Parece que foi golo da Eslovénia. Fazem a festa nas bancadas. O capitão está em lágrimas.
Começa a segunda parte do prolongamento. Aos 108 minutos, Ronaldo faz falta sobre Oblak, que fica caído durante alguns segundos. A Eslovénia está cada vez mais moralizada e sente que pode eliminar Portugal. O selecionador esloveno viu cartão vermelho e foi expulso por protestos na marcação do penálti. Entretanto Eslovénia conseguiu um livre perigoso, à entrada da área de Portugal.
Portugal está completamente apático nestes minutos finais da segunda parte do prolongamento. Nelson Semedo e Rúben Neves preparam-se para entrar em jogo. Num mano a mano com Benjamin Sesko, que estava isolado, Diogo Costa salvou Portugal. Martínez faz as substituições a três minutos do final. Saem Pepe e João Cancelo e entram Nelson Semedo e Rúben Neves.
Final do prolongamento. Seguem-se os penáltis.
Diogo Costa defendeu o primeiro e Ronaldo marcou a seguir. A equipa das quinas está em vantagem. Tal como à primeira, Diogo Costa defende também o segundo penálti. Bruno Fernandes, chamado a converter a seguir, também não falha. Portugal tem um pézinho nos quartos de final.
Onze de Portugal: Diogo Costa; João Cancelo, Pepe, Rúben Dias, Nuno Mendes; Palhinha, Vitinha; Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Rafael Leão; Cristiano Ronaldo
Onze da Eslovénia: Jan Oblak, Žan Karničnik, Vanja Drkusic, Jaka Bijol, Jure Balkovec, Adam Cerin, Petar Stojanovic, Timi Elšnik, Jan Mlakar, Andraz Sporar, Benjamin Sesko