Veja os golos. Águias mantêm a vantagem sobre o SC Braga antes de receberem os arsenalistas.
Corpo do artigo
Foi preciso ir buscar ideias e cabeça para as colocar em prática ao banco, mas o Benfica venceu, este sábado, o Gil Vicente por 2-0 com golos de Chiquinho, que não foi titular, e Grimaldo, de grande penalidade.
TSF\audio\2023\04\noticias\29\resumo_slb
Num jogo em que os guarda-redes Andrew e Vlachodimos pareciam destinados a ser protagonistas de um 0-0, foi a entrada do médio português que acabou por mudar o jogo: entrou aos 72', marcou de cabeça aos 73'.
Com este resultado, o Benfica volta a ter uma vantagem de seis pontos sobre o SC Braga, adversário da próxima jornada, e de sete, à condição, sobre o FC Porto. Já o Gil Vicente mantém os 31 pontos e o 14.º lugar.
Esta noite, em Barcelos, Schmidt optou por fazer apenas uma alteração no onze face ao último jogo, juntando Florentino - que ficou com o lugar de Chiquinho - a João Neves no meio-campo. Já no Gil Vicente, destaque para a condição de suplente de Fujimoto, japonês que tinha, até aqui, sido titular em todos os jogos para o campeonato.
Foi preciso que quem estava nas bancadas esperasse até ao minuto 18 para ver a primeira oportunidade real de golo, mas o remate de Boselli depois de trocar as voltas a Grimaldo e o voo de Vlachodimos terão feito valer a espera. E, no minuto seguinte, a tentativa de canto direto para mais uma defesa de Vlachodimos também não terá ficado a dever nada em termos de interesse.
Lá acordou o Benfica, que aos 22' ainda marcou, por Gonçalo Ramos, mas viu Fábio Veríssimo anular de imediato a jogada: Rafa, que fez a assistência, estava plantado atrás da defesa gilista em fora de jogo.
https://tsf.vsports.pt/embd/86136/m/12132/tsf/5391f1747c2cc9c67888738ca6ca9b91?autostart=false
Dez minutos depois, o mesmo desfecho, embora com protagonistas diferentes. Desta vez, Gonçalo Ramos assumiu o papel de assistente e Neres o de finalizador, mas manteve-se o defeito fatal: fora de jogo de quem fez o passe.
https://tsf.vsports.pt/embd/86139/m/12132/tsf/e1f38b64316250fd8f42814f4c13f00c?autostart=false
Com 0-0 no marcador ao intervalo, nem Schmidt, nem Daniel Sousa quiseram mexer nos 22 jogadores em campo Só que foi o treinador do Benfica quem gostou menos do que via, em especial quando Vlachodimos teve de voar outra vez para negar o golo ao Gil Vicente após remate de Pedro Tiba. Por isso mesmo, abdicou de João Mário e Neres para lançar Guedes e Gilberto.
Daniel Sousa respondeu com pernas novas para o ataque: Fujimoto e Bilel para os lugares de Tiba e Boselli. Schmidt foi outra vez ao banco: tirou Florentino e Ramos, lançou Musa e Chiquinho. E acertou em cheio.
Aursnes cruzou a partir da direita e Chiquinho, esquecido em cima da marca de penálti, atirou de cabeça para o fundo da baliza de Andrew.
https://tsf.vsports.pt/embd/86150/m/12132/tsf/f259feb1c361bba3af6e87d4f8b44d96?autostart=false
Feito o primeiro golo, o Benfica acelerou e acabou por provocar um penálti. Musa saltou com Rúben Fernandes, cabeceou e a bola acabou por ser desviada no braço do defesa central. Grimaldo, que assumiu a marcação do lance, fez o 2-0.
https://tsf.vsports.pt/embd/86151/m/12132/tsf/d725d8ee35f11d75fa5be3af500ba82c?autostart=false
A partir daí, Schmidt quis fechar a porta a surpresas: tirou João Neves, lançou Morato como médio defensivo e ainda viu, antes do fim, Musa atirar à trave quando tentou um chapéu a Andrew.
Onze do Gil Vicente: Andrew, Carraça, Rúben Ferreira, Gabriel Pereira, Adrían Marín, Aburjania, Vítor Carvalho, Tiba, Murilo, Boselli e Fran Navarro
Onze do Benfica: Vlachodimos, Aursnes, António Silva, Otamendi, Grimaldo, Florentino, João Neves, Neres, João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos
O árbitro do jogo foi Fábio Veríssimo, auxiliado Pedro Martins e Hugo Marques. No VAR esteve Hélder Malheiro.
Suplentes do Gil Vicente: Brian Araújo; Zé Carlos, Né Lopes, Henrique Gomes, Bilel, Roan Wilson, Kevin Medina, Fujimoto e Depú
Suplentes do Benfica: Samuel Soares; Gilberto, Bah, Lucas Veríssimo, Morato, Ristic, Chiquinho, Guedes e Musa