Gilbert primeiro líder do Tour, Contador envolve-se em queda colectiva
O belga Philippe Gilbert venceu a primeira etapa da Volta a França em bicicleta. O espanhol Alberto Contador envolveu-se numa queda colectiva e perdeu 1.20 minutos para Gilbert.
Corpo do artigo
O belga Philippe Gilbert tornou-se, este sábado, no primeiro líder da edição 2011 da Volta a França, ao vencer a primeira etapa da prova de 191,5 quilómetros que terminou no cimo do Mont des Allouettes.
O campeão belga, que alinha pela equipa Omega Pharma, terminou esta tirada com três segundos de avanço sobre o australiano Cadel Evans e com seis segundos sobre o norueguês Thor Hushovd, que liderou um primeiro pelotão.
Por seu lado, o espanhol Alberto Contador, que já venceu por três vezes o Tour, envolveu-se numa queda colectiva a nove quilómetros da meta e chegou à meta com 1:20 minutos de atraso face a Gilbert.
O luxemburguês Andy Schelck também se viu envolvido numa queda mais à frente, mas como esta ocorreu a menos de três quilómetros da meta, o ciclista acabou por ser creditado com o mesmo tempo de Hushovd, apesar de ter cortado a meta mais de um minuto depois do vencedor da tirada.
Os portugueses Sérgio Paulinho (RadioShack) e Rui Costa (Movistar) terminaram a etapa nas 129.ª e 134.ª posições, ocupando respectivamente os mesmos lugares na geral, a 2.25 minutos do topo.
A segunda etapa da prova disputa-se no domingo num contra-relógio por equipas de 23 quilómetros ao redor da localidade de Les Essarts, sendo que a Saxo Bank, de Contador, será a primeira a partir.