"Gratidão pelo esforço financeiro." Cancelo junta-se a Félix e reforça Barcelona
Em comunicado, o Barcelona dá a entender que Cancelo baixou o seu salário para se juntar ao clube por empréstimo.
Corpo do artigo
O internacional português João Cancelo, de 29 anos, é oficialmente jogador do Barcelona, cedido pelo Manchester City por uma temporada, confirmou o clube espanhol nas suas redes sociais e a La Liga num comunicado na sua página oficial. Tal como João Félix, Cancelo chega por empréstimo de um ano e sem opção de compra.
No breve comunicado, o Barcelona dá a entender que Cancelo baixou o seu salário para se juntar ao Barça por empréstimo.
"O FC Barcelona e o Manchester City chegaram a um acordo para o empréstimo do jogador João Cancelo até 30 de junho de 2024. Não existe qualquer opção de compra. O clube expressa publicamente a gratidão ao jogador pelo esforço financeiro efetuado e pelo seu desejo de vestir a camisola azulgrana", pode ler-se na nota do clube espanhol.
1697713505120481740
Cancelo e João Félix chegaram a Barcelona esta sexta-feira à tarde para finalizar os pormenores do contrato por empréstimo com o clube.
O jogador de 29 anos volta a Espanha, para onde saiu em 2014/15, para jogar no Valência, então após cumprir a formação e chegar à equipa principal do Benfica. O lateral direito, natural do Barreiro, jogou três temporadas completas no emblema valenciano, rumando, depois, ao Inter Milão e à Juventus, que pagou 40 milhões de euros ao clube espanhol, até assinar pelo Manchester City, em 2019/20, por um montante de 65 milhões de euros.
Após três temporadas e meia nos citizens, coroados com três títulos de campeão, uma Taça de Inglaterra, duas Taças da Liga e a Liga dos Campeões da época passada, foi cedido ao Bayern Munique, clube no qual conquistou a Bundesliga.
Neste historial, juntam-se os títulos de campeão português e italiano, uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga portuguesa e a Supertaça de Itália, assim como a Liga das Nações de 2019, pela seleção portuguesa, cuja camisola envergou em 44 ocasiões, tendo marcado oito golos.
O defesa, com contrato com os citizens até 30 de junho de 2026, que disputou o Mundial2022, foi um dos 24 jogadores chamados por Roberto Martínez para os jogos de qualificação frente a Eslováquia e Luxemburgo, apesar de não ter qualquer minuto de utilização em partidas oficiais esta temporada.
Depois de ter deixado de ser uma opção habitual para o 'onze' do catalão Pep Guardiola, Cancelo deixa o plantel que conta com os portugueses Rúben Dias, Bernardo Silva e Matheus Nunes para se juntar a João Félix, tornando-se ambos nos 11.º e 12.º jogadores a vestir a camisola blaugrana.
Antes de Félix e Cancelo, no Camp Nou, alinharam Jorge Mendonça, Luís Figo, Vítor Baía, Fernando Couto, Simão Sabrosa, Ricardo Quaresma, Deco, André Gomes, Nélson Semedo e Francisco Trincão.