
Rooney, autor do golo que deu à Inglaterra a liderança do Grupo D
Reuters
Inglaterra e França garantiram a qualificação para os quartos-de-final do Euro2012, ao terminarem nos dois primeiros lugares do Grupo D. Mas a última jornada fez estalar a polémica por causa de um golo que existiu, mas ninguém assinalou.
Corpo do artigo
Na derradeira ronda do Grupo D, a Inglaterra derrotou a Ucrânia por 1-0, com um golo do regressado Wayne Rooney. Os ucranianos precisavam de ganhar para se qualificarem , mas falharam o objetivo.
No entanto, este jogo fica marcado por erro muito grave: John Terry tirou a bola já dentro da sua baliza, após remate de Devic, mas nenhum dos elementos da equipa de arbitragem assinalou o golo da Ucrânia.
Num desafio arbitrado por Pedro Proença, os franceses foram surpreendidos pela Suécia, última classificada. Dois golos , de Ibrahimovic e Larsson, derrubaram a França que caiu assim para o segundo lugar do grupo.
Face a estes resultados, a Inglaterra terminou na liderança do Grupo D, com sete pontos, seguida da França, com quatro. Ucrânia e Suécia ficaram pelos três pontos cada, pelo que acabaram as carreiras neste Europeu.
Assim , a Inglaterra vai defrontar a Itália nos quartos-de-final, enquanto a França terá a Espanha pela frente.